"Critério é o sexo biológico e não identidade de gênero", diz Cátia Rodrigues sobre projeto voltado às participações esportivas

A edil ainda acrescentou que os transexuais merecem respeito, mas que não é aceitável que esse respeito sirva como pretexto para o cometimento de injustiças no campo esportivo
Por: Brado Jornal 17.mai.2022 às 17h41
Foto: Divulgação

Diferente do que tem se ventilado, o projeto de Indicação da vereadora de Salvador, Cátia Rodrigues (UB), que trata sobre competições esportivas oficiais na capital baiana, não busca vetar a participação de pessoas transexuais nestes eventos, mas sim colocar como critério o sexo biológico para que as condições de disputa sejam justas. 

A vereadora repudiou as "fakes news" levantadas com a sua proposição e voltou a salientar que, na proposta, é bem clara a indicação sobre o tema: "O sexo biológico será o único critério definidor do gênero dos competidores em partidas esportivas oficiais no município de Salvador". 

Para Cátia, é notório que pessoas de gênero biológico masculino, mas que não se reconhecem assim, teriam vantagens nas disputas esportivas com mulheres, por conta do biotipo corporal.  

"O nosso projeto não quer proibir que as pessoas trans disputem competições, mas sim que elas disputem de acordo com o seu sexo biológico. Não é justo para os demais participantes, que tanto focam em treinamentos, disputarem uma competição onde o seu concorrente tem uma estrutura corporal mais avançada, mas que por se identificar com aquele gênero quer disputar o campeonato. O incentivo ao esporte também passa por justiça", disse a vereadora.

A edil ainda acrescentou que os transexuais merecem respeito, mas que não é aceitável que esse respeito sirva como pretexto para o cometimento de injustiças no campo esportivo. Cátia, no âmbito da preservação física dos esportistas, ainda trouxe um exemplo ocorrido no MMA, quando a primeira trans da história, chamada Fallon Fox, causou uma concussão de sete pontos na cabeça de sua oponente, a Tamikka Brents. Brents teve uma espécie de fratura orbital sem precedentes na história do esporte. 

"Notoriamente a contusão aconteceu pois a Fox tem um biotipo muito mais avantajado do que a sua adversária, tanto que a Brents teve uma séria lesão. Precisamos, também, nos atentar na preservação física de nossos atletas, principalmente em esportes de luta e de contato físico", completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Oh Polêmico se pronuncia sobre acusação agressão contra motoboy
Cantor de pagode descreveu caso como "assunto muito delicado"
Principal liderança da Bahia do século 21", diz ex-secretário de ACM Neto
“O que Jaques Wagner fez no governo baiano é algo histórico”, declarou Guilherme Bellintani
PT barra PL que puniria Lula por descumprimento de metas ambientais
Com 8 votos a favor de tirar a proposta da pauta e apenas 4 para mantê-la em discussão, a decisão foi clara
Ministro do TSE encerra ação contra Débora Régis
Após o pedido de desistência, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), decidiu exonerar o secretário municipal de Infraestrutura e presidente do PSB na cidade
Mesmo após operação da PF, Flamengo decide não afastar jogador
O time ainda não se manifestou oficialmente sobre a operação contra Bruno Henrique
João Roma admite conversar com ACM Neto sobre eleições de 2026
O presidente do PL Bahia, entretanto, ressaltou que uma conversa com ACM Neto não está distante
Carregando..