Nos últimos dias a esquerda comemorou o resultado de uma pesquisa realizada na Bahia que favorecia o ex-presidente Lula. Conhecido como o reduto do PT, a Bahia desde a primeira eleição de Lula em 2002 e 2006 sempre votou de forma expressiva para o partido, passando por Dilma em 2010 e 2014, e na última eleição que concorreu Fernando Haddad em 2018. O partido governa a Bahia há 15 anos.
Porém o que ninguém percebeu: os números mostram uma queda expressiva no eleitorado de Lula e do PT na Bahia.
O PT vem acumulando derrotas sucessivas na sua principal base eleitoral: foi o que ocorreu em 2020, quando o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis, foi eleito em primeiro turno como mais de 64% dos votos contra apenas 18% da candidata do PT, o mesmo cenário deve se repetir nas eleições para Governador onde segundo as últimas pesquisas, o candidato ACM Neto aparece com 54% das intenções de voto, contra 24% do candidato do PT, Jaques Wagner, resultado que dá a vitória de Neto contra o PT no primeiro turno.
No último dia 30/01 a pesquisa do instituto Seculus, em parceria com o portal Bahia Notícias realizou um levantamento com 1.526 pessoas em 72 municípios baianos e constatou que o petista Lula(PT) tem 52,42% das intenções de voto na Bahia, Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 23,59% das intenções já o terceiro colocado da pesquisa é Ciro Gomes (PDT), que 5,24% das intenções de voto na Bahia; seguido do também ex-ministro Sérgio Moro (Podemos), com 4,39% da preferência do eleitorado baiano.
Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado por somente
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...