Negociações para filiação de Bolsonaro ao PP avançam

Há duas semanas, Ciro Nogueira sondou dirigentes estaduais sobre o assunto; chefe do Executivo federal enfrenta resistência de líderes partidários do Nordeste
Por: Brado Jornal 05.out.2021 às 19h34
Negociações para filiação de Bolsonaro ao PP avançam

As negociações para a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Progressistas (PP) avançaram nas últimas semanas. É o que garante o comandante nacional da sigla, deputado federal André Fufuca (PP-MA). À reportagem, o parlamentar afirmou que a maioria da legenda é favorável à chegada do mandatário do país, que está sem partido desde a sua saída do PSL, em novembro de 2019. “As conversas avançaram bastante nos últimos tempos. Hoje, 90% do PP apoia a filiação”, disse Fufuca à rádio Jovem Pan. Apesar do otimismo, Bolsonaro não estipulou uma data para dar uma resposta à cúpula partidária – ele tem até março de 2022 para escolher um partido, caso queira disputar a reeleição.

Há dois meses, Fufuca, que assumiu o comando do PP após a ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, disse que a negociação para a filiação de Bolsonaro era um “projeto embrionário”. De lá para cá, as tratativas evoluíram. No último dia 24, Nogueira tratou dessa possibilidade com dirigentes estaduais do Progressistas. Participaram da reunião os deputados federais Ricardo Barros (PP-PR), que comanda o partido no Paraná; Dr. Luizinho (PP-RJ), presidente do diretório estadual do Rio de Janeiro; Neri Geller (PP-MT), que controla a legenda no Mato Grosso; Celina Leão (PP-DF), à frente do PP na capital federal; e o secretário de Transportes Metropolitanos do governo de São Paulo, Alexandre Baldy, responsável pelo diretório de Goiás. Segundo relatos, apenas a parlamentar do DF apresentou ponderações contrárias.

Bolsonaro sofre resistência de lideranças do PP no Nordeste. Estes membros do partido temem que a filiação do presidente da República dificulte a costura de apoios regionais. Na Bahia, por exemplo, o vice-governador do Estado, João Leão, é filiado ao Progressistas e compõe a chapa do petista Rui Costa. Além disso, integrantes da sigla se apoiam nas atuais pesquisas de intenção de voto para, ao menos por ora, rechaçar a possibilidade de apoiar o mandatário do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF avalia reduzir penas dos condenados do 8 de Janeiro
Discussão esbarra em resistência na Primeira Turma, sob comando de Moraes
Moraes pede que PGR avalie prisão preventiva de Bolsonaro
Ex-presidente é acusado de incitação a crimes e obstrução da Justiça ao convocar atos pela anistia dos réus do 8 de janeiro
Caiado acerta ao lançar pré-candidatura no Nordeste, mas comete erro grave na escolha do dia
Evento em Salvador reforça estratégia política, mas realização em uma sexta-feira compromete mobilização popular
Caiado aposta em marqueteiros baianos para impulsionar pré-campanha ao Planalto
Governador mantém evento de lançamento apesar da pressão dentro do União Brasil
Moraes rejeita pedido de prisão de Bolsonaro e arquiva ação no STF
Ministro seguiu parecer da PGR, que apontou falta de elementos mínimos para investigação
PSOL vê poucas chances de Glauber Braga escapar da cassação
Deputado é acusado de quebra de decoro por expulsar militante do MBL da Câmara; votação final será no plenário
Carregando..