Rui Costa culpa Bolsonaro pela insegurança na Bahia; entenda

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12).
Por: Brado Jornal 13.set.2021 às 16h49 - Atualizado: 13.set.2021 às 17h02
Rui Costa culpa Bolsonaro pela insegurança na Bahia; entenda

O governador da Bahia Rui Costa (PT) lamentou, nesta segunda-feira (13), a morte de dois policiais militares da Rondesp ocorridas neste fim de semana. Em entrevista à Rádio Metrópole, emissora de Salvador, o político culpou a política de armas para cidadãos de bem adotada no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que segundo o governador, facilita o acesso de bandidos a armamentos pesados.

Na ocasião, Rui chamou de “atitude irresponsável” as medidas adotadas pelo presidente Bolsonaro que ampliam o acesso a armas de fogo e munições no país. “É visível e crescente o poderio de armas dos bandidos. Sei que alguém pode dizer que ‘só foi liberado, governador, para pessoas de bem’. O fato é que independentemente de quem compra, essas armas mais cedo ou mais tarde acabam chegando nas mãos dos bandidos. E, hoje a gente, a polícia, tem que ir para rua para enfrentar bandido com fuzil, com equipamento sofisticado, e mesmo essas pessoas sendo presas, contratam escritórios fortes de advocacia, com base na lei, e essas pessoas são colocadas em liberdade. Fica aquela sensação de enxugar gelo”, disse o petista.

CAOS NA BAHIA

A Bahia foi o estado brasileiro que registrou a maior quantidade de mortes violentas em 2020, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12). Com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em números absolutos, ao todo, o estado baiano registrou 5.276 mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) em 2020. Destas, 5.107 foram enquadrados como homicídio doloso, 104 como latrocínio e 65 como lesão corporal seguida de morte.

Em 2019, a Bahia também foi estado com maior quantidade de mortes violentas. Em comparação com os dados divulgados no último balanço, o estado teve um aumento de 3,5%, com 177 mortes violentas a mais em 2020.

O estado baiano registrou em 2019, 5.099 casos, sendo 4.889 homicídios dolosos, 143 latrocínios e 67 lesões corporais seguidas de morte.

O mês mais violento de 2020, conforme o Monitor da Violência, foi abril, com 534 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 525 mortes violentas.

O aumento de mortes aconteceu mesmo durante a pandemia do novo coronavírus e, em todo o país, o aumento de 5% foi puxado principalmente pelo Nordeste, que teve um aumento expressivo nos assassinatos: 20%. É importante ressaltar que a região também foi a grande responsável pela queda de mortes nos últimos dois anos.

Os dados apontam que:

Houve 5.276 assassinatos em 2020, o que significa 177 mortes a mais que em 2019

Aumento em um ano foi de 3,5%

Mês mais violentos foi o de abril, com 534 crimes

A região Nordeste foi a principal responsável pela alta no país: 20% de aumento



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ministro das Comunicações deixa o cargo após denúncia da PGR
Juscelino Filho é acusado de desviar verbas para cidade governada pela irmã; saída ocorre a pedido de Lula
Gilmar Mendes se reúne com lideranças indígenas e reforça apoio à conciliação sobre marco temporal
Ministro do STF garante que demarcações podem continuar e nega retirada de direitos dos povos originários
Lula orienta saída de Juscelino Filho após denúncia por corrupção
Presidente pediu demissão do ministro das Comunicações para que ele se defenda fora do governo
Bolsonaro articula aliança com Arthur Lira para 2026 e mira disputa no Senado em Alagoas
Ex-presidente revela intenção de ter Lira em chapa majoritária e comenta possível embate com Renan Calheiros na corrida pelo Senado
Bolsonaro critica Malafaia e defende Hugo Motta: “Não é possível resolver as coisas na base da pancada”
Ex-presidente rebate pastor evangélico após críticas ao presidente da Câmara e diz que Malafaia desconhece funcionamento do Parlamento
Moraes diz não ver chance de Bolsonaro reverter inelegibilidade
Ministro do STF afirmou que retorno do ex-presidente ao poder é “impossível” e rejeitou narrativa de perseguição política
Carregando..