O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo na manhã desta quarta-feira (23), durante a deflagração da Operação Sem Desconto, que mira um esquema bilionário de cobranças indevidas em aposentadorias e pensões. A investigação, conduzida pela Polícia Federal em parceria com outros órgãos, cumpre 211 mandados de busca e apreensão e seis de prisão em 13 estados e no Distrito Federal.
Segundo a PF, o esquema envolvia entidades que firmaram convênios com o INSS para realizar descontos associativos diretamente na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, sob a justificativa de oferecer benefícios como planos de saúde, seguros e auxílios-funeral. No entanto, milhares de beneficiários relataram não ter autorizado os débitos e recorreram à Justiça após notar os valores sendo subtraídos indevidamente de seus proventos.
As apurações apontam que as cobranças não autorizadas, realizadas entre 2019 e 2024, movimentaram cerca de R$ 6,3 bilhões. Estão sendo cumpridos também mandados de sequestro de bens que ultrapassam R$ 1 bilhão, além do afastamento de seis servidores ligados à atual gestão do instituto.
A sede do INSS, em Brasília, foi alvo de buscas, assim como residências e escritórios de investigados. Entre os alvos estão servidores públicos, operadores financeiros e representantes das entidades conveniadas. A atuação irregular teria se iniciado ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL) e persistido no início da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Após a publicação de uma série de reportagens pelo portal Metrópoles, o então diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, foi exonerado. Agora, com o afastamento de Stefanutto, o governo federal enfrenta mais uma crise na condução do órgão responsável por milhões de aposentadorias e pensões em todo o país.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...