Polícia faz megaoperação no Complexo da Penha

Quatro pessoas ficaram feridas
Por: Brado Jornal 03.dez.2024 às 07h52
Polícia faz megaoperação no Complexo da Penha
Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil do RJ iniciou nesta terça-feira (3) uma grande ação no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, dentro da Operação Torniquete, um conjunto de iniciativas de combate ao roubo de cargas e de veículos. Ônibus deixaram de circular, e escolas e postos de saúde não abriram. Veja em detalhes os impactos à população.


Até a última atualização desta reportagem, havia registro de um casal preso e de 4 feridos:

  • uma mulher baleada em um ponto de ônibus, internada em estado grave no Hospital Estadual Getúlio Vargas;
  • um homem baleado na mão, também levado para o Getúlio Vargas;
  • uma mulher ferida na boca, por estilhaços;
  • um homem ferido na mão, por estilhaços.


Há relatos de tiroteio desde as 5h20, e traficantes atearam fogo a barricadas — até um carro foi incendiado.


Uma equipe da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da Polícia Civil, foi primeiro para o conjunto de favelas. Outros 200 agentes de 18 unidades foram mobilizados a partir da Cidade da Polícia.

Chefes do Comando Vermelho eram procurados — um deles era o traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca. Os policiais também tentavam prender criminosos foragidos do Pará e do Ceará escondidos na Penha.

“A ação integrada tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra traficantes do Comando Vermelho (CV) responsáveis, entre outros crimes, por ordenar roubos de veículos e de cargas para financiar a ‘caixinha’ da organização criminosa, o que viabiliza a compra de armamento, munição e o pagamento de uma ‘mesada’ aos parentes de integrantes presos da facção e de lideranças do grupo”, explicou a Polícia Civil, em nota.

“Segundo as investigações, é do Complexo da Penha de onde partem as ordens para as disputas entre rivais em busca de expandir territórios.”

Moradores relataram terem visto pelo menos 5 blindados circulando pelas comunidades e um helicóptero sobrevoando o complexo. Por volta das 6h, policiais fecharam todos os acessos da Rua Uranos, uma das principais da Penha.

Também participavam da ação a Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-cantor da banda New Hit é preso no Centro de Salvador
Defesa entrou com pedido de Habeas Corpus
Carregando..