PF cumpre mandados de busca e apreensão em condomínio de luxo de Salvador

Operação investiga desvios na saúde
Por: Brado Jornal 28.nov.2024 às 08h29 - Atualizado: 28.nov.2024 às 09h07
PF cumpre mandados de busca e apreensão em condomínio de luxo de Salvador

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a segunda fase da Operação Anóxia, com o objetivo de combater crimes relacionados a fraudes em licitações e desvios de recursos públicos, especificamente na contratação de uma empresa especializada na terceirização de mão de obra para atender à Prefeitura Municipal de Santa Luzia. Em Salvador, os mandados estão sendo cumpridos no condomínio de luxo Manhattan Square Home, localizado na Avenida Paralela.

Agentes foram vistos na prefeitura e na casa do gestor de Santa Luzia, Fernando Brito (Avante), conforme informou o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias.

As investigações da Operação Anóxia começaram em 2020, quando a empresa em questão gerenciava o contrato de terceirização de profissionais da saúde no município de Ilhéus. Naquela ocasião, foram detectados indícios de fraude na dispensa de licitação em favor da empresa, superfaturamento nos serviços contratados e desvio de verbas federais destinadas ao enfrentamento da COVID-19.

Com o início da operação em 2020 e a apreensão de provas, descobriu-se que a empresa envolvida estava praticando o mesmo esquema de desvio em outros municípios da Bahia, incluindo Santa Luzia.

No contrato firmado com Santa Luzia em 2021, a empresa investigada recebeu mais de R$ 7 milhões do Fundo Municipal de Saúde, sendo constatado, preliminarmente, um superfaturamento superior a 34% nos valores pagos.

Além disso, também foram encontrados indícios de outros crimes, como o não pagamento de encargos trabalhistas e a apropriação indébita previdenciária, devido ao não repasse das contribuições ao INSS que foram descontadas dos contratados.

Hoje, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nos municípios de Alcobaça, Itororó, Vitória da Conquista, Salvador e Santa Luzia.

Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de frustração do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação, apropriação indébita previdenciária, estelionato, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em contradição, PF diz que Filipe Martins forjou saída do Brasil em 2022
Corporação afirma que ex-assessor simulou viagem para fugir da polícia
General planejava atribuir a Dino a responsabilidade pelo 8/1, diz PF
Segundo a investigação, o general elaborou estratégias e documentos para atribuir a Dino a responsabilidade pela omissão que teria permitido a manifestação
Operação da PF combate fraudes bancárias eletrônicas na BA e outros seis estados
Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e São Paulo
Salvador tem novembro mais chuvoso dos últimos 61 anos
Acumulado é três vezes maior do que o esperado para o mês
Carregando..