Pai do acusado de atentado contra Cristina Kirchner foi expulso do Brasil em 2020 após furtos, estelionato e falsificação de documento

O pai do acusado é chileno e foi alvo de processo de expulsão do Brasil pela Polícia Federal em 2020 durante o governo Bolsonaro, após furtos, estelionato e falsificação de documento
Por: Brado da Redação 02.set.2022 às 20h39 - Atualizado: 02.set.2022 às 20h53
Pai do acusado de atentado contra Cristina Kirchner foi expulso do Brasil em 2020 após furtos, estelionato e falsificação de documento

O chileno Fernando Ernesto Montiel Araya foi alvo de um inquérito para expulsão do Brasil em 2020. Ele é pai do brasileiro Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, apontado pela Polícia Federal da Argentina como autor da tentativa de disparo contra a vice-presidente Cristina Kirchner.

O processo aconteceu em virtude da “existência de sentença penal condenatória proferida pela Justiça Publica em seu desfavor”, segundo a Polícia Federal do Brasil. 

No documento da Polícia Federal, divulgado no site do governo, consta que o inquérito foi instaurado por conta da existência de sentença penal pela Justiça em seis processos contra Fernando Ernesto. Ele foi notificado para ir à delegacia no dia 14 de abril de 2020 para formalização de sua qualificação e interrogatório.

Fernando Ernesto teve três passagens pela Penitenciária de Itaí, sendo a última entre 19 de agosto de 2015 e 20 de outubro do mesmo ano, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).


No Diário Oficial da União, de 20 de agosto de 2021, foi publicada a portaria de nº 3.696, de 18 de agosto, em que a coordenadora de processos migratórios "resolveu pela expulsão de Fernando do território nacional, ficando a efetivação da medida condicionada ao cumprimento da pena a que estiver sujeito no país ou à liberação pelo Poder Judiciário, com o impedimento de reingresso no Brasil pelo período de 24 anos, a partir da execução da medida".

Entenda o crime

Cristina Kirchner sofreu um atentado na porta de sua casa em Buenos Aires, por volta das 21h da quinta-feira (1).

Vídeos das pessoas que estavam próximo à aglomeração ao redor da vice-presidente flagraram o momento em que Fernando André Sabag Montiel aponta a arma para a cabeça de Kirchner e atira. Ela chega a levar as mãos para a cabeça.

Segundo o presidente Alberto Fernández, a pistola .380, que estava sendo manipulada pelo brasileiro, tinha cinco projéteis e não disparou apesar de ter sido acionada.

Acusado de atentado contra Cristina Kirchner na Argentina não é Bolsonarista

Assim que saiu a afirmação que se tratava de um brasileiro, vários perfis de esquerda começaram a espalhar Fake News afirmando que o acusado se tratava de um Bolsonarista mas a mentira foi checada e desmentida pelo Brado Check, Confira Aqui



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas Ferreira quer ouvir ex-assessor de Moraes na Câmara após indiciamento por vazamento de informações sigilosas
Eduardo Tagliaferro, ex-assessor no TSE, foi indiciado pela PF por violação de sigilo funcional; deputado alega "possíveis abusos de autoridade"
Acabou a baixaria com dinheiro público: Bruno Reis sanciona lei que proíbe contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual
A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no fim de 2024.
PF destrói 132 mil pés de maconha no norte da Bahia em operação até abril
Roças foram localizadas em seis municípios baianos e um no Piauí; três pessoas foram presas em flagrante
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Boulos aciona MP contra Prefeitura de SP por morte de ambulante senegalês em operação policial
Deputado pede apuração de responsabilidades da gestão Ricardo Nunes após assassinato de Ngagne Mbaye durante Operação Delegada
Malafaia ataca deputado do PL que não apoiou urgência da anistia: “Você devia ser expulso”
Pastor rebate fala de Antonio Carlos Rodrigues e defende participação de líderes religiosos no debate político: “Qualquer cidadão pode questionar os poderes”
Carregando..