O apagão que atingiu vários países da Europa, incluindo Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e até Marrocos, nesta segunda-feira (28), pode ter sido causado por um ciberataque, de acordo com o ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida. Em declarações à imprensa, o ministro afirmou que, embora não haja confirmação oficial, a possibilidade de um ataque cibernético não pode ser descartada.
“Há essa possibilidade, de fato”, disse Almeida, ressaltando que ainda faltam informações suficientes para confirmar a origem do apagão, mas indicando que a grande escala do incidente levanta a hipótese de um ciberataque.
O apagão afetou não apenas as redes elétricas, mas também o sistema de transporte em diversos países, causando caos no trânsito e paralisando serviços essenciais. A falta de luz gerou interrupções em aeroportos, metrôs e trens, complicando ainda mais a situação para milhões de europeus. Autoridades locais continuam investigando a causa do incidente, que também atingiu localidades na Península Ibérica e se estendeu a outros países da União Europeia.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...