Três empresas de tecnologia chinesas revelaram, nesta sexta-feira (25), que Pequim aparentemente retirou discretamente as tarifas de 125% sobre semicondutores fabricados nos Estados Unidos. A medida, ainda sem confirmação oficial detalhada, foi divulgada pela CNN e envolve circuitos integrados, também conhecidos como microchips.
A Cailian Press, agência de notícias chinesa, afirmou que oito categorias de produtos do setor estão agora isentas das altas tarifas impostas anteriormente como contramedida à tarifa americana sobre produtos chineses. Empresas de semicondutores de Xangai foram notificadas da mudança em uma reunião realizada na quinta-feira (24). A isenção não inclui chips de memória e, para os produtos beneficiados, será aplicado apenas o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) de 13%.
Embora a China tenha avançado no fortalecimento de sua própria indústria de semicondutores, ainda depende fortemente de importações de chips e equipamentos de fabricação de países como Estados Unidos, Taiwan, Coreia do Sul, Japão e Holanda.
Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, demonstrou otimismo sobre a possibilidade de um acordo para reduzir as tarifas, mas Pequim insistiu que Washington deve cessar a pressão e respeitar a soberania chinesa para que o diálogo comercial avance. A China também refutou rumores de negociações formais.
Além disso, fontes indicam que o gigante asiático está avaliando a suspensão de tarifas de 125% sobre produtos americanos, como químicos e equipamentos médicos, o que poderia aliviar parte das tensões comerciais, exacerbadas desde o início do mês por ações de Trump.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...