Petro diz que teve visto revogado pelos EUA: “Já vi o Pato Donald, agora verei outras coisas”

Presidente da Colômbia afirma que não pode mais entrar nos EUA após atritos com governo Trump; caso remete a tensões diplomáticas e embates sobre migração
Por: Brado Jornal 22.abr.2025 às 10h10
Petro diz que teve visto revogado pelos EUA: “Já vi o Pato Donald, agora verei outras coisas”
Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta segunda-feira (21.abr.2025) que teve seu visto revogado pelo governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump. Durante reunião de gabinete na Casa de Nariño, Petro comentou a decisão com ironia:

“Não posso mais ir [aos EUA] porque acho que tiraram meu visto. Eu não precisaria de visto, mas tudo bem. Já vi o Pato Donald várias vezes, então vou ver outras coisas”, disse o presidente colombiano, em tom sarcástico.

A declaração surgiu ao comentar a ausência dele nas reuniões de primavera do FMI e Banco Mundial, que acontecem esta semana em Washington e estão sendo representadas pelo ministro das Finanças, Germán Ávila.

Petro não detalhou os motivos oficiais para a revogação, mas mencionou, pouco antes, a Suprema Corte dos EUA, elogiando uma decisão que suspendeu a deportação de venezuelanos:

“Tenho que agradecer à Suprema Corte dos EUA que defendeu a humanidade, a democracia e os fundamentos da República contra as teses jurídicas de Hitler e Mussolini”, declarou, em uma crítica indireta às políticas migratórias da Casa Branca sob Trump.

As relações entre Petro e o governo americano deterioraram-se desde que Trump voltou à presidência, sobretudo em torno da questão migratória e do combate ao crime organizado.

A mais recente polêmica envolve uma entrevista da secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, à emissora Newsmax. Noem afirmou que, em reunião com Petro em março, ele teria dito que os membros do grupo criminoso Tren de Aragua eram “incompreendidos” e que alguns membros de **cartéis seriam seus amigos”.

Petro rebateu, dizendo que a declaração de Noem era “falsa” e possivelmente fruto de um erro de tradução, reforçando que, na Colômbia, os jovens vinculados ao grupo seriam excluídos pela migração forçada e “não viviam mal na Venezuela”.

Desde sua posse em 2022, Petro visitou os Estados Unidos diversas vezes, inclusive participando de Assembleias da ONU e se reunindo com Joe Biden, antecessor de Trump. Se confirmada, esta será a segunda vez na história que um presidente colombiano em exercício tem o visto americano revogado.

A revogação de vistos a chefes de Estado é um gesto diplomaticamente incomum e delicado, sinalizando ruptura ou fortes desentendimentos entre os países envolvidos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CCJ começa a julgar recurso de Glauber Braga; PT pedirá vista se relator mantiver cassação
Deputado do PSOL tenta reverter processo disciplinar antes que caso chegue ao plenário; decisão final exige 257 votos
Itamaraty cobra explicações dos EUA após visto de Erika Hilton sair com gênero masculino
Chanceler Mauro Vieira fala em tom “cordial” para evitar novo atrito; deputada trans atribui erro à política de exclusão do governo Trump
Bolsonaro tem agravamento clínico e segue sem previsão de alta, diz hospital
Esse boletim representa a primeira atualização médica desde a quarta-feira (23.abr), quando Bolsonaro foi formalmente informado sobre a abertura de um processo penal relacionado à tentativa de golpe de Estado.
Imposto de Renda até R$ 5 mil vira prioridade total na Câmara, diz Hugo Motta
Presidente da Casa garante que isenção para 10 milhões de contribuintes passará à frente até do projeto de anistia aos réus de 8 de janeiro
Operação da PF mira bancário da Caixa que teria desviado R$ 2,3 milhões para jogos de azar
Polícia cumpre mandado de busca em São José do Cedro (SC); investigado pode pegar até 12 anos de prisão por peculato
Carregando..