Marine Le Pen é condenada por desvio de recursos e torna-se inelegível

A sentença a torna inelegível para qualquer cargo público por cinco anos, retirando sua possibilidade de disputar as eleições presidenciais de 2027
Por: Brado Jornal 31.mar.2025 às 09h29
Marine Le Pen é condenada por desvio de recursos e torna-se inelegível
Reprodução/Instagram

A líder do partido de direita francês Reagrupamento Nacional (RN), Marine Le Pen, foi condenada nesta segunda-feira (31) por corrupção, em um caso envolvendo o desvio de recursos do Parlamento Europeu. A sentença a torna inelegível para qualquer cargo público por cinco anos, retirando sua possibilidade de disputar as eleições presidenciais de 2027.

O processo, que envolve 25 pessoas influentes dentro do RN, acusadas de desviar dinheiro destinado ao pagamento de auxiliares no Parlamento Europeu para financiar as atividades do próprio partido, viola as regras do bloco. A investigação teve início em 2017, e o Ministério Público da França pediu que Le Pen fosse condenada à inelegibilidade e a uma pena de prisão pelo mesmo período.

A decisão do Tribunal de Paris, que impede Le Pen de concorrer às eleições de 2027, surge em um momento em que a política nacionalista lidera as pesquisas de intenção de voto para a presidência. Após a sentença, Le Pen deixou o tribunal sem aguardar todos os detalhes do julgamento, rejeitando as acusações e qualificando o processo como uma tentativa de "destruir sua trajetória política".

O presidente do tribunal, Bénédicte de Perthuis, classificou as ações de Le Pen como um "ataque sério e duradouro às regras da vida democrática na Europa, especialmente na França".

A condenação lança incertezas sobre o futuro político de uma das figuras mais proeminentes da direita nacionalista francesa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Preso nos atos de 8 de Janeiro, idosa condenada a 14 anos aciona a OEA
Defesa alega violação de direitos humanos e pede prisão domiciliar por risco à saúde
Tragédia na BR-242: velório coletivo marca despedida das 11 vítimas de acidente na Bahia
Cidade de Ruy Barbosa se despede sob forte comoção; nove vítimas eram da mesma família
Carregando..