Zelensky planeja contatar Trump para discutir cessar-fogo com a Rússia

Presidente da Ucrânia destaca a necessidade de envolvimento de Kiev nas negociações de paz após conversa entre Trump e Putin
Por: Brado Jornal 19.mar.2025 às 10h25
Zelensky planeja contatar Trump para discutir cessar-fogo com a Rússia
Isac Nóbrega/Agência Brasil

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que entrará em contato com Donald Trump nesta quarta-feira, 19, para discutir a recente conversa telefônica entre o ex-presidente dos Estados Unidos e o presidente russo, Vladimir Putin. A troca de mensagens entre Trump e Putin ocorreu na terça-feira, 18, e durou mais de duas horas. Durante a conversa, Putin rejeitou o pedido de Trump por um cessar-fogo total de 30 dias, com o qual a Ucrânia havia concordado na semana passada, em negociações realizadas em Jeddah, na Arábia Saudita. No entanto, ambos os líderes concordaram com uma moratória sobre os bombardeios a alvos de energia e infraestrutura.

Em coletiva de imprensa em Helsinque, ao lado do presidente finlandês, Alexander Stubb, Zelensky foi questionado sobre o nível de envolvimento da Ucrânia nas negociações de paz. "Os próximos passos não podem ser feitos sem nós", afirmou, acrescentando que discutirá com Trump os detalhes da conversa com Putin. Zelensky também ressaltou o andamento das negociações em Jeddah, destacando que, enquanto os esforços da Ucrânia seguem em curso, a Rússia continua sendo um obstáculo.

Logo após o acordo entre Trump e Putin, Kiev foi alvo de ataques aéreos, com sirenes de alerta disparando na capital ucraniana. Cerca de 45 drones atingiram a região de Kiev, danificando casas e carros em Bucha e outras áreas próximas. Duas pessoas ficaram feridas. Na cidade de Sumy, um hospital foi atingido por um drone, pegando fogo e forçando a evacuação de mais de 100 pacientes. Em outro incidente, um civil morreu em uma vila próxima.

Zelensky, em suas redes sociais, comentou sobre os ataques e afirmou que as palavras de cessar-fogo não são suficientes, apelando por um "mecanismo de controle" para monitorar a trégua proposta pelos Estados Unidos.

Quanto aos próximos passos, a Ucrânia inicialmente sugeriu um cessar-fogo marítimo e aéreo, mas os Estados Unidos, durante as negociações em Jeddah, pressionaram Kiev a aceitar uma trégua de 30 dias. Zelensky indicou que concordaria com um cessar-fogo mais restrito, mas afirmou que ainda espera informações detalhadas dos Estados Unidos sobre as propostas feitas pelos russos e americanos.

O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, declarou que as negociações para concretizar o acordo entre os dois lados começarão no domingo, 23. "Temos alguns detalhes para resolver, mas isso começará no domingo em Jeddah, e depois disso avançaremos para um cessar-fogo total", disse ele à Fox News.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..