Ex-Presidente da Coreia do Sul é preso

Yoon Suk-yeol enfrenta acusações de insurreição e abuso de poder após sua destituição e tensa situação política no país
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 10h28
Ex-Presidente da Coreia do Sul é preso
Reprodução/Instagram

O ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, foi preso nesta quarta-feira (15) após semanas de refúgio em sua residência no centro de Seul. A prisão ocorreu após uma operação liderada pelo Escritório para Casos de Corrupção de Altos Funcionários (CIO) e pela polícia, que invadiram a casa de Yoon em Yongsan na madrugada. A ação seguiu uma tentativa frustrada de detenção no início do mês, que resultou em confrontos violentos.

Yoon, que foi destituído do cargo em 14 de dezembro após uma polêmica e breve declaração de lei marcial, está sendo investigado por insurreição e abuso de poder. A crise política em torno do ex-presidente teve início com a sua declaração de lei marcial em 3 de dezembro, medida considerada extrema e ilegal em tempos de paz, o que gerou grande instabilidade no país.

O ex-mandatário, que se recusa a colaborar com as investigações, foi levado para a sede do CIO em Gwacheon, ao sul de Seul, onde iniciou seu interrogatório. As primeiras horas de interrogatório, conduzidas por Lee Jae-seung, subdiretor do CIO, não trouxeram resultados. Yoon tem até 48 horas para ser interrogado, antes que o CIO precise solicitar uma ordem judicial para prolongar sua detenção.

Em meio à crise, Yoon afirmou em vídeo gravado pouco antes de sua prisão que considerava a investigação contra ele "ilegal", mas decidiu se entregar voluntariamente para evitar mais confrontos violentos. Manifestantes, tanto apoiadores quanto críticos de Yoon, se reuniram ao redor de sua residência, resultando em feridos durante os embates.

Essa prisão histórica marca a primeira vez na história da Coreia do Sul que um presidente em exercício é detido. O Tribunal Constitucional ainda está avaliando se a destituição de Yoon será definitiva ou se ele poderá retornar ao cargo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
El Salvador propõe receber presos dos Estados Unidos em suas penitenciárias
Oferta inédita do governo de Nayib Bukele visa acolher criminosos perigosos, incluindo membros de gangues internacionais
Jerônimo Rodrigues destaca combate ao crime em Salvador: "Toda ação gera uma reação"
Governador Jerônimo Rodrigues destaca operações diárias e entrega medalhas para reconhecimento da corporação
Bruno Reis se destaca em Salvador e surge como forte nome para 2026
Gestão eficiente e oposição firme ao PT colocam o prefeito de Salvador em posição de destaque no cenário político baiano
Deputado federal propõe projeto para barrar financiamento público a artistas que promovem crime organizado
Ex-ministro do Turismo visa proibir que artistas como Oruam recebam recursos da Lei Rouanet e Lei Paulo Gustavo
Maduro reafirma intenção de "eleger governador" para o território de Essequibo, reivindicado pela Venezuela
Ditador venezuelano anuncia planos de eleições para a região disputada, enquanto Guiana vê as declarações como aumento das tensões diplomáticas.
Carla Zambelli recusa liderança da bancada da minoria na Câmara
Deputada agradece convite de Valdemar Costa Neto, mas abre mão da função após cassação de mandato
Carregando..