Em uma carta direcionada ao secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, o grupo Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA), composto por 31 ex-presidentes de países da América Latina e da Espanha, pediu nesta segunda-feira (13) a convocação urgente do Conselho Permanente da entidade para iniciar negociações diplomáticas que garantam a posse de Edmundo González Urrutia como presidente legítimo da Venezuela. O movimento busca enfraquecer a legitimidade do governo de Nicolás Maduro, que iniciou seu terceiro mandato no último dia 10 de janeiro.
O comunicado dos ex-mandatários ressalta a urgência de restabelecer a democracia na Venezuela e os impactos regionais de sua crise política. Os ex-presidentes afirmaram que a estabilidade de outros países também está em risco devido à situação no país vizinho.
González, que se apresentou como vencedor das eleições de 2024 com base em documentos obtidos pela Plataforma Unitária Democrática (PUD), maior bloco de oposição, busca apoio internacional para que sua posse seja reconhecida. A PUD afirmou que ele venceu Maduro com uma margem ampla, apresentando 85,18% das atas de votação. Durante sua visita aos Estados Unidos e países da América Latina, González tem buscado o respaldo internacional para sua presidência.
Com a pressão crescente da comunidade internacional e a missão de garantir a estabilidade regional, os ex-presidentes fazem um apelo direto para que a OEA desempenhe um papel ativo no reconhecimento de González e na diplomacia que possa acabar com o regime de Maduro.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...