Putin pede desculpas ao Azerbaijão por queda de avião e tragédia que deixou 38 mortos

O incidente resultou na morte de 38 pessoas e foi descrito por Putin como um “trágico acidente”.
Por: Brado Jornal 28.dez.2024 às 13h51
Putin pede desculpas ao Azerbaijão por queda de avião e tragédia que deixou 38 mortos
Reprodução/Wikimedia Commons - 08.mar.2024

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se desculpou formalmente com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, neste sábado (28.dez.2024), pela queda de um avião operado pela Azerbaijan Airlines no espaço aéreo russo. O incidente resultou na morte de 38 pessoas e foi descrito por Putin como um “trágico acidente”.


“O presidente Vladimir Putin pediu desculpas pelo incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo e expressou profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos”, informou o Kremlin em nota oficial.


Putin destacou que o Comitê Investigativo Russo já iniciou um processo criminal para apurar as causas do acidente. Especialistas civis e militares estão sendo interrogados para esclarecer as circunstâncias. Ainda assim, a Rússia atribuiu parte da responsabilidade aos ataques ucranianos, afirmando que interferências externas prejudicaram a tentativa de pouso em Grozny.


Enquanto isso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky também entrou em contato com Aliyev para oferecer condolências. Zelensky exigiu explicações claras por parte da Rússia e acusou o país de espalhar desinformação. Em publicação na rede social X (antigo Twitter), afirmou que evidências em fotos e vídeos mostram que o avião foi atingido por mísseis russos.


O incidente ocorreu na última quarta-feira (25.dez) quando o voo J2-8243, da Embraer, seguia de Baku para Grozny. A aeronave foi abatida próximo a Aktau, no Cazaquistão, enquanto desviava de ataques de drones ucranianos na região sul da Rússia. Dos 67 passageiros a bordo, 38 morreram.


Apesar das acusações, o Kremlin não admitiu oficialmente que o avião foi derrubado pelas defesas aéreas russas. No entanto, fontes anônimas, incluindo investigadores do Azerbaijão e um oficial dos Estados Unidos, disseram à Reuters que a queda foi causada por engano, quando as forças russas confundiram o avião com um drone.


Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, garantiu que seu governo está conduzindo uma investigação rigorosa para esclarecer as causas do acidente e buscar justiça para as vítimas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Morre Val Kilmer, ator de "Batman Eternamente" e "Top Gun", aos 65 anos
Astro faleceu em Los Angeles devido a uma pneumonia; carreira foi marcada por papéis icônicos
Moraes pede que PGR avalie prisão preventiva de Bolsonaro
Ex-presidente é acusado de incitação a crimes e obstrução da Justiça ao convocar atos pela anistia dos réus do 8 de janeiro
Carregando..