O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta sexta-feira (13/12) a nomeação de François Bayrou, líder do partido centrista Movimento Democrático (MoDem), como o novo primeiro-ministro do país. A decisão foi tomada após a renúncia de Michel Barnier, o último indicado para o cargo, que perdeu o voto de confiança no Parlamento francês.
Barnier, que havia assumido o cargo recentemente, foi forçado a deixar o governo após a rejeição de seu orçamento para 2025 pelos deputados franceses. Sua passagem pelo cargo durou apenas 91 dias. A crise política resultante da falta de apoio parlamentar obrigou Macron a buscar uma nova liderança.
François Bayrou, de 73 anos, é um veterano da política francesa e tem sido um aliado próximo de Macron desde o início de seu mandato em 2017. Ex-ministro da Educação e prefeito de Pau, no sudoeste da França, Bayrou é descrito como um “homem de campo” e ocupa a liderança do MoDem, partido que se posiciona no centro do espectro político. Ele será o quarto primeiro-ministro nomeado por Macron apenas neste ano, em meio a um cenário político conturbado, após as eleições antecipadas de junho que resultaram em um parlamento dividido e sem uma maioria absoluta.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...