Os gestores do Instagram na Turquia devem reunir-se esta segunda-feira, 5 de agosto, com o ministro responsável pela comunicação, depois de quatro dias de bloqueio da plataforma no país por motivos ainda não claros.
O ministro turco dos Transportes e Infraestruturas, Abdulkadir Uraloglu, anunciou no X o seu encontro previsto para a “tarde” com os responsáveis pela plataforma. “Esperamos que eles façam o que for necessário para atender às nossas solicitações. Esperamos evolução positiva”, disse o ministro.
Ele explica ter bloqueado o Instagram devido a políticas implementadas no contexto de crimes de conteúdo, sem maiores detalhes.
“Na semana passada aconteceu uma reunião com os responsáveis pela plataforma. Durante a reunião, foram expressas as nossas sensibilidades em relação ao respeito pelas leis da República da Turquia”, acrescenta.
“Insultos a Atatürk”
A decisão de encerrar o acesso ao Instagram foi anunciada na manhã de sexta-feira, 2 de agosto, pela Autoridade Turca de Tecnologia da Informação e Comunicação (BTK), sem explicação.
A suspeita de censura surgiu imediatamente após críticas expressas pelo diretor de comunicações da presidência turca, Fahrettin Altun. Este último alegou que a plataforma “impedia as pessoas de publicarem mensagens de condolências pelo martírio de (líder do Hamas, Ismail) Haniyeh”.
Um funcionário do BTK, falando sob condição de anonimato, referiu-se então a um regulamento que permite o bloqueio de “conteúdo criminoso”, citando “insultos a Atatürk” – fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.
“Nosso país tem valores e sensibilidades. Apesar dos nossos avisos, eles não levaram em consideração o conteúdo criminoso”, explicou Abdulkadir Uraloglu. “Quando respeitarem as nossas leis, a proibição será levantada”, acrescentou.
A suspensão da plataforma preocupa os players do comércio online, com as redes sociais gerando cerca de 10% das vendas do setor.
Segundo a mídia turca, o Instagram tem de 50 a 60 milhões de assinantes na Turquia, entre 85 milhões de habitantes.
O bloqueio do Instagram corre o risco de custar ao país 1,9 bilhões de liras turcas, ou quase 57 milhões de dólares, por dia. Segundo ele, 10% do comércio online na Turquia é realizado através de plataformas e redes sociais, ou 930 milhões de liras turcas (25,5 milhões de euros) por dia.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...