Voos entre Venezuela e países que criticaram Maduro são cancelados

Medida atinge Panamá, República Dominicana e Peru, que não reconheceram vitória de ditador nas eleições presidenciais
Por: Brado Jornal 02.ago.2024 às 20h13
Voos entre Venezuela e países que criticaram Maduro são cancelados

A Venezuela suspendeu temporariamente todos os voos comerciais entre seu território e o Panamá, a República Dominicana e o Peru —três países com os quais o regime de Nicolás Maduro rompeu relações diplomáticas depois que não reconheceram sua controversa vitória nas eleições presidenciais do último dia 28.

Outros países que viram seu pessoal diplomático ser expulso de Caracas após críticas ao resultado do pleito são Argentina, Chile, Costa Rica e Uruguai. O Brasil assumiu a custódia da legação argentina em Caracas e a proteção dos refugiados abrigados por Buenos Aires, bem como a guarda da legação do Peru.

De acordo com um comunicado da Latam Airlines desta quarta-feira (31), os voos entre Lima e Caracas serão interrompidos. A empresa pediu desculpas aos clientes afetados pela ocorrência. O próprio regime de Maduro anunciou o fim do contato aéreo com Panamá e República Dominicana com a justificação de que esses países estariam interferindo em assuntos internos.

O Panamá retaliou. O presidente José Raul Mulino também proibiu os voos entre os dois países nesta terça (30), afetando empresas panamenhas como a Copa Airlines e também a Zona Livre de Colón, a maior zona franca da América Latina.

"Ninguém entra ou sai [em aviões panamenhos] da Venezuela, enquanto a situação não melhorar naquele país. E lamento muito [pelos] negócios, lamento muito [pelas] empresas, [pelas] os empresários da Zona Livre, etc., mas os princípios não são vendidos nem comercializados", disse Mulino.

"O que aconteceu na Venezuela é simplesmente inaceitável, mas mais inaceitável ainda é o desprezo de parte da comunidade internacional que virou as costas com argumentos absurdos, estúpidos e sem nenhum sistema coerente de apoio às normas do direito internacional público", afirmou Mulino.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pedro Lucas avalia convite para Ministério das Comunicações e diz que decisão será “coletiva”
Deputado afirma que só definirá futuro após diálogo com bancada do União Brasil, que vive racha interno sobre apoio ao governo Lula
Base da PM em São Paulo usou energia elétrica de igreja por cinco meses, revela site
Em operação desde novembro de 2024, trailer da base comunitária no Largo Santa Cecília só teve rede própria instalada nesta quarta (10), segundo a SSP
Moraes nega pedido de Daniel Silveira para trabalhar e estudar fora da prisão
Ex-deputado cumpre pena em regime semiaberto por ataques ao STF
Greve geral na Argentina paralisa transportes e afeta voos de companhias brasileiras
Latam e GOL cancelam dezenas de voos; Aerolíneas Argentinas estima prejuízo de US$ 3 milhões
Declaração de Gleisi sobre anistia gera reação dura no STF e tensão entre Poderes
Ministros classificam fala da petista como “absurda” e pressionam Lula a se distanciar de eventual revisão de penas do 8 de Janeiro
Moema Gramacho contesta cancelamento do São João em Lauro de Freitas: “Não é por falta de recurso”
Ex-prefeita critica justificativa da atual gestão e diz que festas movimentam a economia local; tratativas para assumir cargo no governo federal estão em fase final
Carregando..