Alemanha diz que cumprirá ordem de prisão do tribunal contra Netanyahu caso seja emitida

Netanyahu, disse que o procurador do TPI está criando “uma falsa simetria entre os líderes democraticamente eleitos de Israel e os chefes terroristas”
Por: Brado Jornal 23.mai.2024 às 14h55
Alemanha diz que cumprirá ordem de prisão do tribunal contra Netanyahu caso seja emitida
Foto: Alan Santos/Agência Brasil

A Alemanha afirmou que prenderá o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, caso ele entre no território alemão. Isso porque Netanyahu teve um pedido de prisão expedido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra na Faixa de Gaza.

A declaração foi feita pelo porta-voz do chanceler alemão, Olaf Scholz. Em fala a jornalistas na quarta-feira (22), Steffen Hebestreit, ao ser questionado sobre a posição do país, afirmou que a Alemanha manterá seu comprometimento como signatária do TPI. “Cumprimos a lei”, afirmou.

A decisão se dá depois de o embaixador de Israel em Berlim, Ron Prosor, ter feito um apelo para o governo rejeitar o mandado de prisão proposto pelo TPI. Em sua conta do X, Prosor escreveu: “Isso é ultrajante! O ‘Staatsräson’ alemão está agora a ser posto à prova – sem ‘se’ ou ‘mas’. Isto contrasta com as declarações fracas que ouvimos de algumas instituições e atores políticos”.

Ron ainda continua dizendo que “a declaração pública de que Israel tem direito à autodefesa perde credibilidade se ficarmos de mãos atadas assim que nos defendermos”.

O promotor do TPI, Karim Khan, anunciou que solicitou mandados de prisão contra Netanyahu, para o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, bem como 3 chefes terroristas do Hamas, incluindo Yahya Sinwar, o governante de Gaza que planejou o ataque em 7 de outubro de 2023. A declaração foi feita na última 2ª feira (20.mai).

Em comunicado, Khan declarou ter “motivos razoáveis para acreditar”, com base em evidências coletadas e examinadas por seu escritório, que as autoridades têm responsabilidade criminal por supostos crimes de guerra e contra a humanidade no conflito na Faixa de Gaza.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Boulos aciona MP contra Prefeitura de SP por morte de ambulante senegalês em operação policial
Deputado pede apuração de responsabilidades da gestão Ricardo Nunes após assassinato de Ngagne Mbaye durante Operação Delegada
Tarcísio troca comando da PM-SP após pressão por casos de violência policial
Comandante Cassio Araújo de Freitas irá se aposentar; mudança ocorre em meio a críticas à atuação da corporação
Acabou a baixaria com dinheiro público: Bruno Reis sanciona lei que proíbe contratação de artistas com músicas de conteúdo sexual
A proposta é de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL) e foi aprovada pela Câmara de Salvador no fim de 2024.
Câmara de Salvador contrata seguro contra incêndio por R$ 6,4 mil mensais
Contrato com a Bvix Seguradora visa proteção do Paço Municipal após incêndio em fevereiro
Papa Francisco não celebrará missa de Páscoa devido a problemas de saúde
Após grave crise respiratória, pontífice delega celebrações da Semana Santa a cardeais do Vaticano; cardeal Angelo Comastri presidirá missa do Domingo de Páscoa
Assessoria de Alexandre Tchaca se pronuncia sobre prisão do policial: “Não há movimentação financeira nos autos”
A operação, conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco, investiga um suposto esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro.
Carregando..