NASA realiza novo lançamento espacial para a Lua depois de 50 anos

A Nasa deu um passo gigante na exploração espacial com o lançamento da primeira missão lunar depois de mais de 50 anos desde a última missão Apollo, em 1972
Por: Brado Jornal 08.jan.2024 às 17h34 - Atualizado: 08.jan.2024 às 16h34
NASA realiza novo lançamento espacial para a Lua depois de 50 anos

A Nasa deu um passo gigante na exploração espacial com o lançamento da primeira missão lunar depois de mais de 50 anos desde a última missão Apollo, em 1972. A missão ocorreu na segunda-feira (8) de uma base de lançamento na Flórida, com o módulo lunar Peregrine da Astrobotic sendo lançado pelo foguete Vulcan da United Launch Alliance (ULA).


Explorando o terreno lunar

Peregrine terá uma jornada de cerca de 46 dias para chegar à superfície lunar, com uma missão de explorar e estudar o terreno lunar, sem a presença de uma tripulação. A missão levará instrumentos para estudar a exosfera lunar, as propriedades térmicas do regolito lunar, a abundância de hidrogênio no solo no local de pouso, e monitorar o ambiente de radiação.


Nasa busca maior compreensão do espaço

As cinco cargas de ciência e pesquisa da Nasa a bordo do módulo de pouso ajudarão a agência a compreender melhor os processos e a evolução planetária, a procurar evidências de água e outros recursos e a apoiar a exploração humana sustentável e de longo prazo. “Este é um salto gigante para a humanidade enquanto nos preparamos para regressar à superfície lunar pela primeira vez em mais de meio século”, declarou o administrador da Nasa, Bill Nelson.


Chegada à Lua prevista para fevereiro de 2023

O módulo lunar Peregrine tem chegada prevista à Lua no dia 23 de fevereiro, onde passará cerca de 10 dias coletando dados científicos valiosos. Esses dados ajudarão a estudar o vizinho mais próximo da Terra e pavimentar o caminho para a primeira mulher e a primeira pessoa negra a explorar a Lua sob o comando de Artemis.


Nasa tenta retomar liderança na corrida espacial

Com essa missão, a Nasa tenta retomar parte do espaço que perdeu na corrida espacial para a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. A missão lunar solidifica a promessa de avanços tecnológicos e inovação como partes fundamentais da exploração espacial.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..