A Austrália anunciou nesta segunda-feira (11) um aperto de cerco nas regras para concessão de vistos para estudantes e trabalhadores pouco qualificados. Dados do governo mostraram que a imigração líquida atingiu recorde de 510 mil de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023. Segundo estimativas, a medida reduziria o fluxo de estrangeiros pela metade nos próximos 2 anos, para cerca de 250 mil no mesmo período de 2024 a 2025.
A proposta inclui a exigência de uma melhor classificação em testes de inglês e regras mais duras para a renovação do visto.
“Nossa estratégia fará com que os números da migração voltem ao normal”, disse a ministra de Assuntos Internos, Clare O’Neil, em entrevista a jornalistas.
Segundo O’Neil, o aumento na migração líquida do exterior em 2022-2023 foi impulsionado principalmente por estudantes internacionais.
No fim de semana, o primeiro-ministro Anthony Albanese afirmou que o sistema de migração australiano “está quebrado” e que os números precisam voltar a um “patamar sustentável”.
O aumento no número de imigrantes na Austrália é justificado pelo afrouxamento das regras para concessão de vistos para recuperar a economia do país depois do pico da covid-19, que contou com controles fronteiriços rigorosos.
Porém, a entrada de estrangeiros no país foi além do desejado, de acordo com o governo, e o número de pessoas sem-abrigo cresceu. Este cenário fez subir a pressão de políticos conservadores contrários ao governo de Albanese e à imigração.
Por outro lado, o governo da Austrália quer facilitar a entrada de trabalhadores altamente qualificados e conceder residência permanente a essas pessoas. Para isso, anunciou a criação de um novo visto, que deve ser liberado em um prazo de uma semana.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...