Maduro convoca venezuelanos para referendo sobre anexação da Guiana

A região de Essequibo é disputada entre os 2 países há mais de 1 século
Por: Brado Jornal 01.dez.2023 às 14h13 - Atualizado: 01.dez.2023 às 13h14
Maduro convoca venezuelanos para referendo sobre anexação da Guiana

A Venezuela se prepara para realizar no domingo (3) um referendo para anexar parte do território da Guiana. Pelas redes sociais, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou os cidadãos do país a votar e criar “um novo marco na história” da Venezuela.

“Neste domingo, quando votarmos, pensaremos na pátria, na família, na juventude e no futuro. A Venezuela toda por amor, pela paz e por Essequibo [região da Guiana em disputa] se prepara para marcar um novo marco na história do nosso país. Unidos, nós podemos nos recuperar e pintar o mapa inteiro. Vamos deixar nossa marca!”, escreveu Maduro em seu perfil no X.

A região de Essequibo ou Guiana Essequiba é disputada entre os 2 países há mais de 1 século. O local tem 160 mil quilômetros quadrados e é administrado pela Guiana, que tem como chefe de Estado Irfaan Ali. A Venezuela deseja anexar uma área que representa 74% do território do país vizinho.

A Guiana tem 214.969 quilômetros quadrados, com uma população de 800 mil habitantes. As línguas oficiais são inglês e idiomas regionais. A moeda é o dólar da guiana.

O referendo está marcado desde 10 de novembro. Na ocasião, o governo da Guiana classificou a medida como provocativa, ilegal, nula e sem efeito jurídico internacional, além de acusar Maduro de crime internacional ao tentar enfraquecer a integridade territorial do Estado soberano da Guiana. 

O país defende que o tratado assinado em Washington em 2 de fevereiro de 1897, que determinou a linha divisória entre a colônia da Guiana Britânica e os Estados Unidos da Venezuela em 1899.

“Durante mais de 6 décadas, a fronteira foi internacionalmente reconhecida, aceita e respeitada pela Venezuela, pela Guiana e pela comunidade internacional como sendo a fronteira terrestre entre os 2 Estados”, disse o governo guianense.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..