A vice-presidente da Nicarágua Rosario Murillo, mulher do presidente Daniel Ortega, assumiu controle total do Supremo Tribunal de Justiça depois de uma operação policial controversa em 24 de outubro.
Segundo portais nicaraguenses, a presidente do Tribunal, Alba Luz Ramos, foi destituída do cargo e confinada em sua própria casa.
Outros líderes do Judiciário também foram afastados de suas funções por ordem de Murillo, que também é porta-v0z do marido. Com isso, o regime de Ortega passa a ter ainda mais controle sobre a atuação do Judiciário.
Daniel Ortega está no poder na Nicarágua desde 2007. Ele já havia sido presidente de 1985 a 1990 e retornou ao poder em 2007. Depois, conseguiu junto ao Judiciário nicaraguense –controlado pelo regime– permissão para concorrer novamente em 2011, 2016 e 2021 –algo que era originalmente vedado pela Constituição do país.
Nos últimos 3 anos, Ortega intensificou a perseguição a opositores políticos e a religiosos. Em 2021, às vésperas das últimas eleições, 5 pré-candidatos à Presidência foram presos acusados de tentativa de golpe de Estado.
Até a publicação deste texto, o regime de Ortega não havia se manifestado oficialmente sobre a intervenção no Judiciário.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...