Lula assina decreto para Brasil comprar energia da Venezuela

O documento foi assinado em cerimônia de relançamento do programa Luz Para Todos
Por: Brado Jornal 04.ago.2023 às 17h16
Lula assina decreto para Brasil comprar energia da Venezuela

Por meio de decreto assinado nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou que o Brasil volte a comprar energia elétrica da Venezuela a fim de abastecer o estado de Roraima. O documento foi assinado em cerimônia de relançamento do programa Luz Para Todos, em Parintins, Amazonas.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o decreto é mais um passo para interligar a energia da América do Sul.

"Esse decreto permitirá realizar contratos e trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que voltará a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável ao estado de Roraima", declarou Silveira, segundo informações do Poder360.            

Roraima é o único estado do Brasil que não está conectado ao sistema elétrico nacional. De 2021 a 2019, a usina venezuelana vinha fornecendo energia a Roraima por meio da interconexão do complexo hidrelétrico de Guri com a cidade de Boa Vista, inaugurada na época do governo Fernando Henrique Cardoso (FGC).

Entretanto, os apagões no país vizinho fizeram com que o abastecimento fosse interrompido. Por divergências com o regime ditatorial de Nicolás Maduro, a gestão Bolsonaro (PL) não retomou a parceria. A partir de então, Roraima passou a contar com o fornecimento de usinas térmicas movidas a óleo e gás natural.

Para que o preço não se tornasse impagável para os consumidores de Roraima, ele foi distribuído para todo o país pagar, por meio do encargo CCC (Conta de Consumo de Combustíveis). O governo afirma que, ao importar energia da Venezuela, o CCC terá redução de custos.

Além de liberar a importação da energia do país vizinho, o governo autorizou a obra do Linhão de Manaus a Boa Vista.

"Antes se falava da energia de Guri apenas para suprimento de Boa Vista e Roraima. Que aliás, nunca deveria ter sido paralisado. Agora, como nós estamos autorizando fazer o Linhão de Manaus a Boa Vista, vamos estar com todo o Brasil interligado no sistema integrado nacional. Ou seja, a energia da Venezuela poderá ajudar na segurança energética do Brasil, e nós poderemos também vender para a Venezuela em momentos de bonança hídrica", completou o ministro Alexandre Silveira.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Rússia acusa Ucrânia de violar cessar-fogo de Páscoa com mais de mil ataques"
Os ataques, segundo as autoridades russas, atingiram principalmente as regiões de Belgorod, Kursk e Bryansk, resultando em mortes, feridos entre civis e danos a estruturas não militares.
Capitão Alden é o único deputado federal do PL na Bahia alinhado ao bolsonarismo
Parlamentar mantém posicionamento ideológico próximo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, diferentemente dos outros nomes da legenda no estado
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Carregando..