Dilma acusa EUA de usar dólar como “arma” geopolítica

Segundo a petista, os EUA adotaram uma política de contenção para impedir a ascensão de novas potência econômicas. Segundo ela, antes o país norte-americano atuou contra o Japão e, agora, atua contra China
Por: Brado Jornal 05.jul.2023 às 16h20
Dilma acusa EUA de usar dólar como “arma” geopolítica

A presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, acusou os Estados Unidos de usarem dólar como uma“arma”geopolítica. A petista falou que países em desenvolvimento foram afetados desproporcionalmente com a desvalorização cambial.

“No contexto de conflitos geopolíticos, o dólar tem sido usado como arma de sanções, elevando os preços de energia e alimentos e interrompendo ainda mais as cadeias de suprimentos”, declarou Rousseff no 11º Fórum Mundial da Paz, na Universidade Tsinghua, em Pequim, no domingo (2).

Na avaliação da ex-presidente, os EUA adotaram uma política de contenção para impedir a ascensão de novas potência econômicas. Segundo ela, antes o país norte-americano atuou contra o Japão e, agora, atua contra China. Mas, disse ser difícil que os EUA“contenham a China[como foi feito]com Japão”.

Dilma afirmou que presença do dólar, como uma das únicas moedas internacionais, trouxe vantagens para os EUA. Ela cita, por exemplo, que as empresas norte-americanas estão“protegidas”de riscos cambiais, enquanto outras companhias não.

“O fato de o mundo ter aceitado por muitas décadas a existência de uma única moeda de reserva internacional deu origem a um sistema financeiro assimétrico que, como sempre, gera maiores vantagens para o país que emitir essa moeda”, afirmou a presidente do Banco dos Brics

Apesar das críticas ao dólar, Dilma disse ser improvável o surgimento de outra moeda hegemônica como a norte-americana. Defendeu o estabelecimento de um sistema monetário mais diversificado, com a inclusão de países emergentes.“A crescente participação no comércio global e nas transações do mercado de capitais envolvendo economias emergentes sugere que o domínio do dólar diminuirá ainda mais, tornando o sistema monetário global mais diversificado e multipolar”, afirmou.

Ayuan, moeda da China, tem assumido o protagonismo nas negociações internacionais.Em 2 de julho, foi anunciado que a Argentina aceitou pagar parte de sua dívida com FMI (Fundo Monetário Internacional) com a moeda chinesa. As informações foram publicadas pelo Global Times. Em 3 de julho, a agência de notícias Reuters também noticiou que refinarias da Índia poderão pagar importações de petróleo russo com a cifra chinesa.

O governo brasileiro defende o uso de uma moeda de referência comum para transações internacionais entre os países do Mercosul. Na prática, a medida visa desvincular as exportações e importações da variação cambial do dólar. De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), a medida poderá reduzir custos.

“A adoção de uma moeda comum para realizar operações de compensação entre nossos países contribuirá para reduzir custos e facilitar ainda mais a convergência. Falo de moeda de referência específica para o comércio regional, que não eliminará as respectivas moedas nacionais”, disse o presidente nessa 3ª feira (5.jul), em discurso na 62ª Cúpula do Mercosul, realizada em Puerto Iguazú, na Argentina.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Capitão Alden é o único deputado federal do PL na Bahia alinhado ao bolsonarismo
Parlamentar mantém posicionamento ideológico próximo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, diferentemente dos outros nomes da legenda no estado
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
"Rússia acusa Ucrânia de violar cessar-fogo de Páscoa com mais de mil ataques"
Os ataques, segundo as autoridades russas, atingiram principalmente as regiões de Belgorod, Kursk e Bryansk, resultando em mortes, feridos entre civis e danos a estruturas não militares.
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Carregando..