Tripulantes souberam de problema antes da implosão, diz ex-conselheiro

Submersível Titan 'perdeu peso', fazendo com que mergulho fosse abortado
Por: Brado Jornal 04.jul.2023 às 01h01
Tripulantes souberam de problema antes da implosão, diz ex-conselheiro
Submersível 'perdeu peso', fazendo com que mergulho fosse abortado - Foto: OceanGate | AFP

Ex-conselheiro da OceanGate, Rob McCallum, afirmou que o submersível Titan, que afundou enquanto fazia uma expedição aos destroços do Titanic, teria tentado voltar à superfície momentos antes da implosão.


Rob afirmou à revista The News Yorker que os tripulantes teriam tentado abortar a missão antes do acidente, que resultou na morte de cinco pessoas. McCallum é um consultor de expedição que colaborou com a OceanGate nas áreas de marketing e logística, e afirmou ter recebido relatórios iniciais sobre o acidente com o Titan. 


“O relatório que recebi imediatamente após o evento — muito antes da identificação do problema — foi que o submarino estava afundando a cerca 3.500 metros”, disse McCallum a The New Yorker.


De acordo com suas informações, o Titan "perdeu peso", fazendo com que o mergulho fosse abortado. Em seguida, porém, a nave perdeu comunicação com a nave-mãe. 


McCallum é cofundador da empresa de expedição de aventura EYOS Expeditions e já conduziu mergulhos ao Titanic e a outros pontos do fundo do oceano. 


Segundo a publicação, porém, ele usa submarinos projetados para atingir profundidades de até 5,8km e, diferente do OceanGate, foi aprovado para atingir profundidades extremas pela DNV, entidade marítima que regula o serviço.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ao lado de Musk, Trump acompanham lançamento da Starship da SpaceX
Teste será o sexto da Super Heavy Starship, maior foguete do mundo, central no plano do bilionário de enviar grandes cargas a outros planetas
EUA reconhece opositor Edmundo González como 'presidente eleito' da Venezuela
A posição foi revelada nesta terça-feira (19), quando o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, destacou novamente a legitimidade da vitória de González nas urnas
Carregando..