O império econômico de Silvio Berlusconi, abalado pela morte de seu fundador, nesta segunda-feira, enfrenta um período de incertezas, cheio de especulações sobre seu futuro e possíveis litígios entre seus herdeiros. A sucessão do magnata, terceira fortuna da Itália com patrimônio líquido de US$ 6,8 bilhões de dólares (R$ 33 bilhões), segundo a Forbes, será complexa, segundo analistas — e deve ocorrer entre os cinco filhos de Berlusconi.
Na linha de frente está sua filha Marina, de 56 anos, presidente da Fininvest desde 2005 e da editora Mondadori desde 2003, chamada de "czarina" ou "cérebro financeiro" do clã Berlusconi. Considerada o alicerce dos negócios da família, Marina é filha do ex-premier italiano com a primeira mulher dele, Carla Elvira Lucia Dall'Oglio, e é casada com Maurizio Vanadia, vice-diretor da escola de dança da Accademia della Scala.
— Marina Berlusconi assumiu o lugar do pai, adquirindo progressivamente os espaços de liberdade e independência que lhe permitiram se tornar uma referência para o grupo — avalia Andrea Colli, professor de história empresarial da Universidade Bocconi de Milão, à AFP.
Apesar dos rumores de que sucederia o pai também na política, Marina sempre negou a possibilidade de se candidatar a algum cargo público. "Ela parece frágil, mas tem uma personalidade de ferro", gostava de dizer Silvio Berlusconi sobre a filha mais velha, uma das mulheres mais poderosas do mundo segundo a revista Forbes.
A transição do pai para a primogênita foi um sucesso para Giuseppe Di Taranto, professor emérito de história econômica na Universidade Luiss, em Roma.
— Não há risco de decadência do império de Berlusconi, que sairá, ao contrário, fortalecido, porque seus filhos têm se mostrado muito bons administradores — diz.
Di Taranto se refere a Marina e seu irmão Pier Silvio Berlusconi, de 54 anos, que assumiu as rédeas da Mediaset em 2015. Assim como a irmã primogênita, Pier Silvio é nascido do primeiro casamento de Silvio Berlusconi. Os dois filhos mais velhos do magnata possuem, cada um, 7,65% da Fininvest.
Pier Silvio é CEO da RTI, uma empresa italiana que realiza todas as atividades de televisão da Mediaset. É também membro do conselho de administração da MediaForEurope.
Os outros três filhos do magnata — Bárbara, Eleonora e Luigi — são fruto do segundo casamento com Veronica Lario e têm juntos 21,42%.
Bárbara nasceu na Suíça, há 38 anos. Em 2003, entrou para o conselho de administração da Fininvest. Sete anos depois, em 2011, passou à diretoria do Milan até que o pai decidiu vender o clube, em 2017. Bárbara se tornou conhecida dos brasileiros quando namorou o atacante Alexandre Pato, então jogador do clube rossonero, entre 2011 e 2013.
Já Eleonora, de 37 anos, se formou em Gestão de Empresas pela St. John University em Nova Iorque, em 2010. A quarta filha do magnata é a única distante dos negócios da família no momento, mas já trabalhou na Mediaset e também geriu a instituição de caridade Fondazione Milano Onlus.
O Berlusconi caçula, por sua vez, também nasceu na Suíça. Luigi, de 34 anos, se formou em Economia na Universidade Bocconi e se especializou no ramo das finanças. No momento, o empresário atua no setor imobiliário e no ramo das startups.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...