Partido de direita vence eleições na Finlândia e desbanca primeira-ministra de esquerda

Sigla da atual premiê Sanna Marin, de centro-esquerda, ficou em 3º lugar e deixará o cargo depois de pouco mais de 3 anos
Por: Brado da Redação 03.abr.2023 às 03h09 - Atualizado: 03.abr.2023 às 03h09
Partido de direita vence eleições na Finlândia e desbanca primeira-ministra de esquerda

O Partido da Coalizão Nacional da Finlândia, de centro-direita, conseguiu 20,7% dos votos nas eleições realizadas neste domingo (2.abr.2023) no país. Deve assegurar 48 cadeiras das 200 do Parlamento. Em 2º lugar ficou a sigla da direita populista e nacionalista Partido dos Finlandeses, que terá 46 assentos no Legislativo. Na 3ª posição ficou o Partido Social Democrata, de centro-esquerda e liderado pela atual premiê Sanna Marin, com 43 cadeiras. O líder do Partido da Coalizão Nacional é Petteri Orpo, que já foi vice-premiê do país de 2017 a 2019. “Acho que o povo finlandês quer mudanças.

O líder do Partido da Coalizão Nacional é Petteri Orpo, que já foi vice-premiê do país de 2017 a 2019. “Acho que o povo finlandês quer mudanças. Vamos iniciar negociações com os outros partidos para criar um governo na Finlândia”, disse ele em entrevista a jornalistas. 

“Felicitações ao vencedor das eleições, à Coalizão Nacional e ao Partido dos Finlandeses, a democracia se pronunciou”, disse Sanna Marin. Em 2019, ela havia se tornado a chefe de governo mais jovem do mundo ao ser eleita aos 34 anos. A diferença entre os 3 partidos foi mínima. O Partido da Coalizão Nacional teve 20,7% dos votos, o Partido dos Finlandeses, 20,1%, e o Partido Social Democrata, 19,9%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..