China ameaça EUA em meio à crise dos balões

País asiático diz que tomará contramedidas contra as entidades americanas
Por: Brado Jornal 15.fev.2023 às 17h35
China ameaça EUA em meio à crise dos balões

Autoridades chinesas afirmaram nesta quarta-feira, 15, que os Estados Unidos estariam usando balões de alta altitude para sobrevoar regiões da China como Xinjiang, além do Tibete, e alertaram que tomarão medidas contra as entidades americanas que “desafiam a soberania chinesa”, enquanto agrava-se a tensão diplomática entre os dois países.

“A China se opõe firmemente a isso e tomará contramedidas contra as entidades americanas relevantes que minam a soberania e a segurança da China de acordo com a lei”, disse Wang, ministro das Relações Exteriores da China, sem especificar quais seriam as medidas.

De acordo com o país asiático, os EUA sobrevoaram o espaço aéreo chinês, sem permissão, mais de dez vezes desde maio de 2022.

“Sem a aprovação das autoridades chinesas relevantes, ele voou ilegalmente pelo menos 10 vezes sobre o espaço aéreo territorial da China, incluindo sobre Xinjiang, Tibete e outras províncias”, afirmou Wang. A região do Tibete é disputada entre o Partido Comunista Chinês e movimentos autônomos, incluindo a representatividade do Dalai Lama, desde o início do século XX.

A tensão diplomática entre Washington e Pequim aumentou depois que militares dos EUA derrubaram, no início do mês de fevereiro, um suposto balão espião chinês. A China diz que o balão estava sendo usado para pesquisa civil e acabou se desviando, por engano, do percurso programado, e que a reação da Defesa dos EUA foi exagerada.

“Os EUA abusaram da força, reagiram de forma exagerada, agravaram a situação e usaram isso como pretexto para sancionar ilegalmente empresas e instituições chinesas”, disse Wang.

Na mesma semana, outros balões chineses que teriam se desviado do seu percurso original foram vistos na Colômbia, Chile, Caribe entre outros países latino-americanos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Carregando..