A Itália elegeu neste domingo(25) Giorgia Meloni, candidata da direita do partido conservador "irmãos da Itália", com a vitória Giorgia se torna a primeira mulher a chefiar o governo da 3ª maior economia da União Europeia.
Os números apontam para uma larga vitória da direita, segundo as pesquisas de boca de urna, o partido Irmãos da Itália (FdI) deverá obter 24,6%. As siglas de direita, que apoiam o FdI, Liga e Força Itália, tiveram 8,5% e 8% dos votos, respectivamente.
Com isso, a aliança deverá ter entre 41% e 45% dos votos e pode obter maioria nas duas casas e governar sem precisar de acordos com outras forças políticas, em segundo lugar, ficou a chapa de centro-esquerda encabeçada pelo premiê Enrico Letta do Partido Democrático (PD), que deverá ter entre 25% e 29%.
Um fato curioso é que nas últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas antes da eleição, os dois candidatos estavam aparecendo com "empate técnico", porém a candidata da direita estava numericamente na frente, mas segundo as pesquisas a vantagem estava dentro da margem de erro de apenas 3%, porém se comparamos com o resultado da apuração, os institutos de pesquisas erraram com uma diferença de quase 20% em desfavor da candidata da direita.
Os números parciais mostram ainda que o comparecimento às urnas foi de 64,6%, o que representa quase dez pontos percentuais a menos do que em 2018.
O deputado Eduardo Bolsonaro, parabenizou Giorgia pela vitória e compartilhou um discurso emocionante em suas redes sociais:
Parabéns Giorgia Meloni, que será a primeira mulher a governar a Itália, mas você vai ouvir da mídia que o "fascismo da ultradireita" venceu. Assim como o Brasil, a Itália agora é “Deus, pátria e família”
Confira o discurso histórico que elegeu a candidata de direita:
Pouco depois da divulgação dos primeiros números, Giorgia Meloni usou as redes sociais para celebrar a vitória:
"Fizemos História hoje, esta vitória é dedicada a todos os militantes, gestores, apoiadores e a cada pessoa que - nesses anos - contribuiu para a realização do nosso sonho, oferecendo alma e coração de forma espontânea e altruísta, aos que apesar das dificuldades e dos momentos mais complexos permaneceram no seu lugar, com convicção e generosidade. Mas, acima de tudo, é dedicado àqueles que acreditam e sempre acreditaram em nós.
Não trairemos a sua confiança. Estamos prontos para levantar a Itália.
OBRIGADO!"
Fonte: Brado Jornal
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...