O Ministério da Saúde da Argentina informou que está investigando seis casos de pneumonia de origem desconhecida em San Miguel do Tucumán, capital da província de Tucumán, no noroeste do país. Em nota divulgada na quarta-feira 31, a pasta havia confirmado, em nota, a morte de dois pacientes. Nesta manhã, o Ministério da Saúde de Tucumán confirmou uma terceira morte e três novos casos da doença misteriosa.
Seis pessoas tiveram a doença entre 18 e 22 de agosto, segundo o Ministério Nacional, sendo um paciente que estava internado na unidade de terapia intensiva de um hospital particular e cinco profissionais de saúde que tiveram contato com ele. Todos apresentaram pneumonia bilateral. Dois pacientes morreram, três estão internados e um se recuperou e está em isolamento domiciliar.
Já o ministério de Tucumán informou nesta quinta-feira, 1º, que os três novos casos são de três funcionários do hospital privado que também começaram a ter sintomas entre 20 a 23 de agosto. “É por isso que neste momento se somam mais três pessoas aos seis pacientes iniciais”, declarou o ministro de Tucumán, Luis Medina Ruiz.
Segundo o ministério nacional, amostras dos pacientes infectados foram encaminhadas para a Administração Nacional dos Laboratórios e Institutos de Saúde (ANLIS) Dr. Carlos Malbrán, que vai “realizar uma extensão diagnóstica dos seis casos de pneumonia de origem desconhecida”.
Ainda de acordo com o ministério, autoridades de saúde nacionais e provinciais vão fazer uma investigação conjunta do surto, que inclui o acompanhamento de pessoas que tiveram contato com os pacientes infectados e ações específicas de controle no centro de saúde onde os casos surgiram.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...