Um navio mercante russo carregado com grãos roubados na Ucrânia foi afastado de pelo menos um porto do Mediterrâneo e agora está no porto sírio de Latakia, segundo fontes marítimas e autoridades ucranianas.
A CNN identificou o navio como o graneleiro Matros Pozynich.
Em 27 de abril, o navio ancorou na costa da Crimeia e desligou seu transponder. No dia seguinte, foi visto no porto de Sebastopol, o principal porto da Crimeia, segundo fotografias e imagens de satélite.
O Matros Pozynich é um dos três navios envolvidos no comércio de grãos roubados, de acordo com pesquisas de código aberto e autoridades ucranianas.
A Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, produz pouco trigo devido à falta de irrigação. Mas as regiões ucranianas ao norte, ocupadas pelas forças russas desde o início de março, produzem milhões de toneladas de grãos todos os anos. Autoridades ucranianas dizem que milhares de toneladas estão sendo transportadas para a Crimeia.
Kateryna Yaresko, jornalista do projeto SeaKrime da publicação online ucraniana Myrotvorets, disse à CNN que o projeto notou um aumento acentuado nas exportações de grãos de Sevastopol – para cerca de 100 mil toneladas em março e abril.
De Sebastopol, de acordo com imagens de satélite e dados de rastreamento revisados pela CNN, o Matros Pozynich transitou pelo Bósforo e seguiu para o porto egípcio de Alexandria. Estava carregado com quase 30 mil toneladas de trigo (ucraniano), de acordo com autoridades ucranianas.
Mas os ucranianos estavam um passo à frente. Autoridades dizem que o Egito foi avisado de que o grão foi roubado; a remessa foi recusada. O Pozynich seguiu em direção à capital libanesa, Beirute, com o mesmo resultado.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...