Uma explosão destruiu parcialmente o Hotel Saratoga, no centro de Havana, nesta sexta-feira, 6. Segundo informações divulgadas no Twitter do presidente de Cuba, Míguel Diaz, pelo menos oito pessoas morreram, 30 estão hospitalizadas e 13 continuam desaparecidas. Algumas pessoas foram atendidas por paramédicos no local. As autoridades seguem realizando as buscas e investigando o poderia ter causado a explosão. Análises preliminares apontam para um vazamento de gás. A explosão destruiu a fachada do edifício, que estava em obras, os primeiros quatro andares ficaram praticamente destruídos e cercados por montanhas de escombros e pedaços de vidro.
Uma testemunha disse à Reuters que viu fumaça e chamas saindo do prédio e, pouco depois das 11h uma nuvem de fumaça e pó cobriu a avenida Prado, a principal do centro da capital cubana. “Houve um barulho estrondoso e uma nuvem de poeira que atingiu o parque (em frente), muitas pessoas saíram correndo”, disse Rogelio Garcia, motorista de ecotáxi que passava no momento da explosão. A polícia e equipes de resgate isolaram com fita amarela pontos-chave e edifícios próximos, incluindo o edifício histórico do Capitólio. Pelo menos duas ambulâncias e cinco caminhões de bombeiros chegaram ao entorno do hotel, que registrava uma forte mobilização policial. Uma escola que fica ao lado do hotel foi evacuada e as autoridades informam que niguém ficou ferido. “Alexis Acosta Silva, prefeito de Havana Velha, informou nossa equipe que todas as crianças da escola perto do Saratoga foram retiradas”, informou o governo.
O presidente de Cuba, Míguel Diaz, que visitou o local junto ao primeiro-ministro, Manuel Marrero, e o presidente da Assembleia, Esteban Lazo, assegura que não foi uma bomba que causou o atentado e que se trata de um acidente. O líder cubano também esteve presente no hospital Hermanos Ameijera, local para onde os feridos foram levados. O Hotel Saratoga foi construído 1880 e funciona como hospedaria desde 1993. Reaberto em 2005 após reforma, o hotel possui 96 quartos e é considerado uma das hospedagens mais luxuosas de Havana. Celebridades com: Madonna, Beyoncé, Will Smith e Paris Hilton já se hospedaram no Saratoga.
BREAKING: Major explosion damages historic hotel in Havana, Cuba; no word on injuries pic.twitter.com/QyksoqI2fI
— BNO News (@BNONews) May 6, 2022
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...