O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse nesta quinta-feira (24) que o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelenskyy, estão se aproximando do “consenso” em questões-chave para resolver a guerra Rússia-Ucrânia. A Turquia vem sediando negociações diplomáticas entre as nações.
“Continuaremos nossas conversas com Putin e Zelensky a partir de agora também”, disse Erdoğan, segundo seu gabinete presidencial. “Todos os nossos esforços visam criar uma atmosfera de paz, reunindo os dois líderes.”
“Como se sabe, há quase um consenso sobre questões como a OTAN, desarmamento, segurança coletiva e uso do russo como idioma oficial nas obras de infraestrutura técnica durante o processo em andamento na Bielorrússia”, acrescentou o presidente turco. “No entanto, há a questão da Crimeia e Donbass, que é impossível para a Ucrânia consentir.”
“Acho que o Sr. Zelensky demonstrou uma liderança sábia com o entendimento de levar a questão ao referendo dizendo ‘Essa é uma decisão que deve ser tomada por todo o povo ucraniano'”, acrescentou Erdoğan.
Ragip Soylu, chefe da sucursal da Turquia para o Middle-East Eye, afirmou que o presidente turco planeja dizer a Putin: “Faça uma saída honrosa na Ucrânia e torne-se um arquiteto da paz”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...