O presidente Biden disse nesta quinta-feira (24) que a escassez de alimentos “será real” após as sanções impostas à Rússia pelo governo dos EUA como resultado da invasão do presidente russo Vladimir Putin na Ucrânia .
“Com relação à escassez de alimentos, sim, falamos sobre escassez de alimentos, e será real”, disse Biden durante uma entrevista coletiva em uma cúpula da Otan em Bruxelas, na Bélgica, após uma reunião com outros líderes mundiais.
“O preço das sanções não é imposto apenas à Rússia”, disse o presidente dos EUA. “É imposto a muitos países também, incluindo países europeus e nosso país também”.
Biden disse que “Rússia e Ucrânia têm sido o celeiro da Europa em termos de trigo” e insistiu que ele e outros líderes tiveram uma “longa discussão no G7” sobre a necessidade de “aumentar e disseminar” a produção de alimentos.
“Além disso, conversamos sobre pedir a todos os países europeus, e todos os outros, que acabem com o comércio… as limitações ao envio de alimentos para o exterior”, disse Biden. “E, portanto, estamos trabalhando com nossos amigos europeus no que seria necessário para ajudar a aliviar as preocupações relativas à escassez de alimentos”.
O alerta de Biden sobre uma escassez “real” de alimentos e o impacto que isso terá nos Estados Unidos e nos países europeus após a implementação de sanções à economia russa ocorre depois que o secretário de imprensa da Casa Branca , Jen Psaki , disse nesta semana que os americanos provavelmente não enfrentarão uma escassez de alimentos.
“Embora não esperemos uma escassez de alimentos aqui em casa, prevemos que os preços mais altos de energia, fertilizantes, trigo e milho podem afetar o preço de cultivo e compra de suprimentos críticos de combustível e alimentos para países ao redor do mundo”, disse Psaki . “E estimativas iniciais do Banco Mundial sugerem impactos desproporcionais em países de baixa e média renda, incluindo África, Oriente Médio e Sudeste Asiático”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...