O oligarca ucraniano Viktor Medvedchuk, um amigo de Putin que fugiu da prisão domiciliar ucraniana quando a invasão russa começou, pode estar fugindo – mas seu megaiate de US$ 200 milhões está firmemente ancorado na Croácia.
Se a Ucrânia cair, Medvedchuk é a principal escolha de Putin para chefiar um governo fantoche no país destruído. Ele está nas listas de sanções dos EUA desde a invasão da Crimeia pela Rússia em 2014. Em maio, a Ucrânia prendeu Medvedchuk por alta traição e por saquear recursos estatais na Crimeia, que foi ilegalmente anexada pela Rússia em 2014.
Acredita-se que Medvedchuk esteja na Rússia, ou em sua luxuosa propriedade da Crimeia. Mas, embora ele tenha sido sancionado nos EUA, a UE ainda mantém relações amistosas com ele – em parte porque as autoridades locais acreditam que ele pode ser um mediador de paz útil. No passado, ele intermediou trocas de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, dizem diplomatas.
Por enquanto, o megaiate de US $ 200 milhões de Medvedchuk – Royal Romance – permanece à vista, ancorado na bela cidade portuária de Rijeka, na Croácia. O Royal Romance foi construído na Holanda em 2014, no mesmo ano em que a Rússia invadiu a Crimeia.
O iate vem equipado com uma piscina de 40 pés de comprimento que alimenta uma cachoeira a bordo, além de quatro plataformas ensolaradas envoltas em vidro.
Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado por somente
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...