O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou a China e a Rússia por não fazerem mais para enfrentar a crise climática. Biden participou de uma entrevista coletiva na COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
“Acho que foi um grande erro, francamente, para a China, os links para a China não aparecerem”, disse Biden em resposta a uma pergunta do jornalista da CNN, Phil Mattingly.
“O resto do mundo vai olhar para a China e dizer, ‘que valor agregado eles estão fornecendo?’ E eles perderam a capacidade de influenciar as pessoas ao redor do mundo e todas as pessoas aqui na COP, da mesma forma que eu argumentariam em relação à Rússia”, disse Biden.
O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, não compareceram à cúpula do clima das Nações Unidas em Glasgow, que é amplamente vista como a mais importante negociação internacional sobre o clima nos últimos anos.
Biden disse: “Nós comparecemos e, ao aparecer, tivemos um impacto profundo na maneira como acho que o resto do mundo está olhando para os Estados Unidos e seu papel de liderança”.
Falando mais amplamente sobre as relações com a China, Biden disse não estar preocupado com a ocorrência de um conflito armado. Ele disse que deixou claro para o presidente chinês em suas horas de conversa com ele que “isso é competição, não precisa ser conflito”.
“Não estou procurando, não prevejo que haverá uma necessidade de conflito físico”, disse Biden.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...