Biden diz que concorda com Xi Jinping em cumprir acordo de Taiwan

Taiwan denunciou 148 aviões da força aérea chinesa nas partes sul e sudoeste de sua zona de defesa aérea durante um período de quatro dias e tensões aumentaram na região
Por: Brado Jornal 07.out.2021 às 06h12
Biden diz que concorda com Xi Jinping em cumprir acordo de Taiwan

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse na terça-feira (6) que teve diálogo com o presidente chinês Xi Jinping sobre Taiwan e que as duas partes concordaram em cumprir o “acordo de Taiwan”, em vista do aumento das tensões entre Taipei e Pequim.


“Falei com Xi sobre Taiwan. Nós concordamos…respeitaremos o acordo de Taiwan”, disse ele. “Deixamos claro que não achamos que ele deva fazer outra coisa senão cumprir o acordo.”


Biden provavelmente se referiu à política de longa data de Washington, segundo a qual reconhece oficialmente Pequim em vez de Taipei, e à Lei de Relações com Taiwan, que deixa claro que a decisão dos EUA de estabelecer laços diplomáticos com Pequim em vez de Taiwan depende da expectativa de que o futuro de Taiwan será determinada por meios pacíficos.


Enquanto esse ato obriga os Estados Unidos a fornecer a Taiwan meios para se defender, Washington apenas reconhece a posição da China de que a ilha pertence a ela e de que existe “uma China”, e não se posiciona sobre a soberania de Taiwan.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Deus in machina": Igreja na Suiça troca padre por IA de Jesus em confessionário
Com o nome Deus in Machina, o avatar de Jesus é a colaboração da igreja com um laboratório de pesquisa de uma universidade local sobre realidade imersiva
Carregando..