O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) assinou um contrato de R$ 439,2 mil para implementar o monitoramento via satélite dos carros oficiais utilizados pelos 210 desembargadores do estado. A frota, composta por modelos Toyota Corolla, será equipada com tecnologia que permite rastreamento em tempo real, controle de rotas e velocidade, além do bloqueio remoto em caso de roubo.
A empresa responsável pelo serviço será a TSM Tecnologia e Sistemas de Monitoramento Ltda., que inicialmente apresentou orçamento de R$ 582,8 mil. O valor foi revisado a pedido do tribunal, e o novo contrato terá vigência de 30 meses, substituindo o anterior, encerrado em 3 de abril.
Segurança e economia
Segundo o TJRJ, o objetivo do monitoramento é aumentar a eficiência no uso da frota, reduzir custos com combustível e manutenção e garantir mais segurança aos veículos utilizados pelos magistrados. Ao todo, 424 automóveis oficiais serão monitorados por meio de sistema com acesso web e mobile, com ferramentas de inteligência de dados.
A medida também visa evitar desvios de finalidade no uso dos veículos. A identificação dos condutores será feita por crachás ou cartões, e os equipamentos serão instalados em locais de difícil acesso dentro dos carros, para evitar manipulações não autorizadas.
Condições contratuais
O contrato estabelece que os preços são fixos e não reajustáveis no primeiro ano, podendo ser corrigidos após esse período com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O pacote inclui:
O processo licitatório recebeu parecer favorável dos órgãos técnicos e da assessoria jurídica da presidência do tribunal.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...