Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Erika Hilton

Segundo o magistrado, é “inequívoco” que Hilton esteja protegida pela imunidade parlamentar
Por: Brado Jornal 24.out.2024 às 16h17
Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Erika Hilton
Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, rejeitou a queixa-crime apresentada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL) por calúnia e difamação. Segundo o magistrado, é “inequívoco” que Hilton esteja protegida pela imunidade parlamentar.

Michelle acionou a Justiça, em agosto, porque a deputada teceu críticas sobre a concessão do título de cidadã paulistana à presidente nacional do PL Mulher, celebração que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, em março deste ano. Erika disse que “não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez”.

Hilton desvirtuou um episódio em que um cão “sem dono” foi encontrado no Palácio do Planalto, sensibilizando a então primeira-dama, que o adotou. Ocorre que o tutor do animal acabou aparecendo, e Michelle, imediatamente, decidiu devolvê-lo.

Antes de ingressar com a ação, advogados da ex-primeira-dama pediram à deputada esclarecimentos acerca das referidas declarações, e Erika Hilton sustentou que fez o post a fim de “demonstrar a falta de razoabilidade” da honraria oferecida a Michelle Bolsonaro.

Fux, porém, considera que a publicação está “diretamente ligada ao exercício do mandato parlamentar”, o que configuraria proteção por imunidade parlamentar. As informações são da CNN.

"Afigura-se nítido o teor político da publicação, voltada a reforçar sua atuação parlamentar como representante dos eleitores de São Paulo e de oposição ao atual prefeito da capital paulista. O que ali se contém são afirmações que refletem a guerra de narrativas entre grupos políticos divergentes, sobre as consequências também políticas de um fato público. Mesmo quando grosseiras e ofensivas, estão, portanto, imunes à incriminação", destacou o ministro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Urgente: PF vai incluir culpa de Bolsonaro em relatório de plano para matar Lula, diz CNN
Expectativa é que inquérito seja enviado ao STF ainda nesta quinta (21)
Agora: PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado
Corpo de adolescente que desapareceu após se afogar em Stella Maris é encontrado
Cauã André Ribeiro se afogou durante o feriado da Consciência Negra, na quarta-feira (20)
PL Bahia divulga nota sobre indiciamento de Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
O presidente do PL Bahia critica o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros do partido
Carregando..