Pablo Marçal entra com processo contra Datena após cadeirada

A agressão ocorreu ao vivo
Por: Brado Jornal 27.set.2024 às 08h11
Pablo Marçal entra com processo contra Datena após cadeirada
Reprodução

O candidato do PRTB, Pablo Marçal, acionou a Justiça contra José Luiz Datena, do PSDB, solicitando uma indenização de R$ 100 mil por danos morais após ter sido agredido por uma cadeira durante o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, transmitido pela TV Cultura no dia 15 deste mês.

A agressão ocorreu ao vivo. 

Na petição protocolada no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) nesta quinta-feira (26), o coordenador jurídico da campanha, Paulo Hamilton Siqueira Junior, afirma que a agressão foi premeditada e que provocou “efeitos devastadores” na esfera moral, física e psicológica, além de “constrangimento e humilhação pública” ao candidato do PRTB.

De acordo com o advogado, Pablo Marçal sofreu uma fratura no sexto arco costal e uma lesão no punho direito e teve sua imagem pública severamente afetada.

Na ação, os advogados do empresário também acusam Datena de “uso da força bruta para calar um adversário político” e de “afronta direta ao processo democrático, colocando em risco a integridade do debate público, bem como a segurança dos demais candidatos e o direito do eleitorado de assistir a discussões eleitorais pautadas pelo respeito mútuo e pela troca de ideias”.

Esta é a 2ª ação movida pela campanha de Pablo Marçal contra Datena em razão da agressão com uma cadeira. Na semana passada, os advogados de Marçal apresentaram uma notícia-crime à Justiça Eleitoral solicitando a investigação e punição de Datena por injúria. No entanto, o documento não faz menção ao pedido de cassação da candidatura do adversário.

Após o debate, Marçal havia anunciado que pediria a cassação do registro de candidatura de Datena, mas sua equipe desistiu da ideia ao constatar que a agressão não se enquadrava nas infrações previstas pela legislação eleitoral.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deolane Bezerra admite que violou medida cautelar de propósito para voltar à cadeia
Deolane Bezerra passou 20 dias presa e, segundo ela, sua rotina incluía quatro refeições diárias, das quais apenas uma era completa
X afirma que acesso no Brasil é essencial para a democracia e promete processos legais
“Continuaremos a defender a liberdade de expressão e o devido processo legal”, disse a equipe de assuntos globais da empresa em uma publicação na plataforma
Marçal tem 31,8%, Boulos, 23,3%, e Nunes, 20,1%, diz pesquisa
Na quarta posição, Tabata Amaral (PSB) tem 6,6%, empatada tecnicamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 5,3%, e Marina Helena (NOVO), com 3,1%
'Somos inocentes', escreve adolescente preso por protestar contra ditadura de Maduro
O adolescente questiona em sua carta: “Como é possível estar pagando por algo que eu e meus colegas não fizemos? Para isso existe a justiça? Nos disseram que seriam 10 dias e já se passaram dois meses. Estamos privados de liberdade, trancados, como se fôssemos criminosos, um perigo para a sociedade. Somos inocentes."
Carregando..