8/1: Mendonça mantém prisão de um contador de 63 anos

Luís Carlos de Carvalho Fonseca foi condenado a 17 anos de prisão
Por: Brado Jornal 17.jun.2024 às 09h12
8/1: Mendonça mantém prisão de um contador de 63 anos
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao STF, o ministro André Mendonça manteve nessa semana a prisão preventiva determinada por Alexandre de Moraes contra um contador condenado pelo Supremo por participação no 8 de Janeiro.

Mendonça analisou na quarta-feira (12) o habeas corpus movido pelos advogados de Luís Carlos de Carvalho Fonseca, de 63 anos, condenado pelo STF em abril a 17 anos de prisão pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, associação criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

A defesa questionava a prisão preventiva de Fonseca determinada por Moraes em maio. O ministro tomou a decisão de prendê-lo considerando risco de fuga e lembrou que outros condenados pelos ataques deixaram o país.

Ao decidir sobre o habeas corpus, André Mendonça julgou que o recurso contra a prisão preventiva sequer poderia ser analisado. Isso porque, conforme entendimento do STF, não é cabível habeas corpus contra decisão de ministro ou colegiado da Corte. Mendonça considerou também não ser o caso de conceder o habeas corpus de ofício, ou seja, por iniciativa própria.

No julgamento do contador no plenário virtual do STF, André Mendonça o absolveu dos crimes de golpe de Estado, associação criminosa, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. O ministro o condenou somente pelo delito de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, a uma pena de 4 anos e 2 meses de prisão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
50 Cent irá produzir documentário na Netflix sobre Sean Diddy
Sean 'Diddy' Combs está em prisão preventiva em centro de detenção Nova York, onde aguarda o julgamento por crimes de agressão sexual e extorsão.
Atriz de 'Harry Potter', Maggie Smith, morre aos 89 anos
A causa da morte não foi informada
Ministra dos Direitos Humanos toma posse nesta sexta-feira (27)
Macaé foi nomeada ao cargo em 11 de setembro, após a demissão de Silvio Almeida, investigado por supostos casos de assédio sexual contra mulheres
STF nega recursos e mantém perfis de Monark bloqueados
O voto do relator, Alexandre de Moraes, foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino
Deolane Bezerra admite que violou medida cautelar de propósito para voltar à cadeia
Deolane Bezerra passou 20 dias presa e, segundo ela, sua rotina incluía quatro refeições diárias, das quais apenas uma era completa
TRF4 mantém decisão que anulou multa de R$ 2,8 milhões a Deltan
A decisão é uma derrota ao governo Lula, que havia apelado via Advocacia Geral da União. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça.
Carregando..