Justiça arquiva investigação sobre queda de helicóptero em SP

Juiz acatou pedido do MPSP e justificou como argumento a “ausência de mínimo lastro probatório para a persecução penal” sobre a queda
Por: Brado Jornal 27.mai.2024 às 19h10
Justiça arquiva investigação sobre queda de helicóptero em SP
PMESP/Agência Brasil

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público de São Paulo e arquivou o inquérito policial que investigava a queda do helicóptero que matou quatro pessoas em Paraibuna, no interior de São Paulo.

Na decisão publicada no último dia 21, o juiz Pedro Flávio de Brito Costa Junior justifica como argumento para arquivar o caso a “ausência de mínimo lastro probatório para a persecução penal”.

Ainda no documento, o juiz afirma que “novas provas indicativas da ocorrência do delito ou de sua autoria poderão embasar decisão de desarquivamento do inquérito policial”.

O inquérito policial tinha como objetivo apurar eventual crime de homicídio culposo na queda do helicóptero Robinson R-44, prefixo PR-HDB, que deixou o Campo de Marte, em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2023, e desapareceu em Paraibuna (SP).

O helicóptero só foi encontrado quase duas semanas depois, em uma área de mata fechada, no dia 12 de janeiro.

O pedido de arquivamento foi feito pelo MPSP no dia 20 de maio. No documento, a promotora Letícia Lourenço Pavani cita que “não há qualquer indício de crime” nos arquivos anexados no inquérito policial e que a “autoridade policial deverá proceder a novas pesquisas se de outras provas tiver notícias”.


O caso

O helicóptero Robinson R-44 partiu do Campo de Marte, em São Paulo, na tarde do dia 31 de dezembro de 2023. A aeronave tinha como destino Ilhabela, no Litoral Norte, mas perdeu contato pouco tempo depois da decolagem.

No helicóptero, além do piloto Cassiano Teodoro, estavam Letícia Rodzewics e sua mãe, Luciana Rodzewics, além do amigo das duas, Raphael Torres. A aeronave só foi encontrada no dia 12 de janeiro deste ano, em uma área de mata em Paraibuna. Ninguém sobreviveu.

Poucos dias depois do encontro do helicóptero, a Polícia Civil informou que a queda foi registrada como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

No boletim de ocorrência do caso constava que o piloto do helicóptero, Cassiano Tete Teodoro, havia sido incluído como autor e vítima do homicídio culposo.


Helicóptero encontrado

A aeronave foi localizada em uma fazenda, em região de difícil acesso. O local fica a 11 quilômetros de onde ele chegou a pousar, em Paraibuna, e a 100 km de distância do Campo de Marte, de onde ele decolou no dia 31 de dezembro. Ilhabela, que seria o destino da aeronave, fica a 42 km do ponto da queda.

A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelas redes sociais. Na postagem, a PM afirmou que a aeronave foi encontrada pelo Águia 24.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
Carregando..