Moraes manda prender marceneiro do 8/1 apesar de pedido de vista de Mendonça

Mandado foi expedido ainda durante análise de recursos do homem
Por: Brado Jornal 29.abr.2024 às 16h37
Moraes manda prender marceneiro do 8/1 apesar de pedido de vista de Mendonça
Reprodução/X

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos de 8 de janeiro no Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a prisão do marceneiro Moisés dos Anjos na sexta-feira 26, apesar de um pedido de vista do ministro André Mendonça, que pediu mais tempo para analisar um recurso.

O marceneiro de 61 anos, natural de Leme, São Paulo, foi mantido preso no Palácio do Planalto e passou oito meses na Papuda antes de obter liberdade com medidas cautelares. Em 10 de novembro de 2023, Moisés foi condenado a pouco mais de 16 anos de prisão pela maioria do STF, em decorrência de seu envolvimento no protesto na Praça dos Três Poderes.


Entenda o caso do marceneiro preso pelo 8 de janeiro

A defesa recorreu à condenação com vários recursos, incluindo embargos infringentes (aplicáveis contra acórdão não unânime), no começo de março, devido à discrepância entre os ministros. No entanto, Moraes rejeitou a ação de forma monocrática.

Assim, Shanisys Virmond, advogada que defende Moisés, apresentou um agravo regimental. Este é um recurso empregado na tentativa de contestar decisões individuais de relatores em tribunais. Com isso, o STF agendou uma sessão virtual para examinar a petição, que ocorrerá entre os dias 12 e 19 de abril.

No decorrer do julgamento, o agravo foi descartado por Moraes, que também deveria ser examinado pelos demais ministros. Mendonça pediu vista três dias após o começo do julgamento, tendo um período de 90 dias para a devolução do agravo.

De acordo com Shanisys, apesar desse ato e do processo judicial em curso, em 17 de abril, Moraes emitiu um mandado de prisão para Moisés. Shanisys só conseguiu ver o documento depois que seu cliente foi novamente preso na semana passada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
8/1: condenado a 16 anos de prisão é internado na UTI com pancreatite aguda
Preso deixou a Papuda rumo a um hospital do Distrito Federal
Braga Netto aprovou plano com assassinatos de Lula e Moraes, diz PF
Relatório da PF que detalha ações criminosas para promover um possível golpe de Estado no país foi tornado público pelo ministro Alexandre de Moraes e enviado à PGR nesta terça
Moraes retira sigilo de inquérito sobre tentativa de golpe e envia relatório à PGR
A investigação, concluída pela PF em 21 de novembro, resultou no indiciamento de 37 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro
Carregando..