Secretário-geral da ONU diz que ajuda que salva vidas segue restrita em Gaza

António Guterres pediu que as operações humanitárias em grande escala sejam restabelecidas imediatamente
Por: Brado Jornal 21.dez.2023 às 17h19
Secretário-geral da ONU diz que ajuda que salva vidas segue restrita em Gaza

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirmou em seu perfil no X (ex-Twitter) na quarta-feira (20) que o atual cenário do conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza está restringindo “severamente” os esforços das Nações Unidas “para fornecer ajuda que salva vidas”.

“Os combates intensos, a falta de eletricidade, o combustível limitado e a interrupção das telecomunicações restringem severamente os esforços concertados da ONU para fornecer ajuda vital às pessoas em Gaza”, escreveu.

As declarações do Guterres foram dadas enquanto o Conselho de Segurança da ONU adiou novamente a votação de uma resolução proposta pelos Emirados Árabes Unidos, que vem sendo postergada desde segunda-feira (18).

Segundo o secretário-geral da ONU, “condições para permitir operações humanitárias em larga escala precisam ser restabelecidas imediatamente”.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, rebateu nesta quinta-feira (21) as declarações do chefe da ONU. O israelense afirmou que, por “uma falha decisiva das Nações Unidas”, eles não conseguem trazer mais do que 125 caminhões de ajuda humanitária por dia. A fala foi dada durante uma reunião com o presidente do Senado da França, Gerard Larcher, que está visitando Israel, informou a Al Jazeera (emissora estatal da monarquia do Qatar).

“Hoje é possível fornecer 3 vezes mais ajuda humanitária a Gaza —se a ONU, em vez de reclamar o dia todo, fizesse seu trabalho”, disse Herzog.


ISRAEL ANUNCIA “NOVA FASE” DA GUERRA

Na segunda-feira (18), o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou uma transição gradual para o que chamou de próxima fase de operações em Gaza. Gallant indicou que a população poderá inicialmente retornar ao norte do enclave, a região mais densamente povoada antes da invasão israelense.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou na quarta-feira (20) que o governo norte-americano quer que Israel mude suas operações militares na Faixa de Gaza para uma fase de “menor intensidade”, com ataques mais direcionados à liderança do Hamas e em sua infraestrutura

Em fala a jornalistas, Blinken afirmou que, com essa mudança, o “dano causado aos civis” deverá diminuir significativamente. O secretário reafirmou o apelo da Casa Branca para que Israel cumpra sua obrigação de minimizar as baixas civis ao combater o grupo extremista

O conflito entre Israel e Hamas, iniciado em 7 de outubro, já deixou 21.440 mortes, sendo cerca de 20.000 somente na Faixa de Gaza, segundo a Al Jazeera. Não há meios para verificar os dados de palestinos mortos de maneira independente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bruno Reis sanciona lei que cria vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador
Medida visa combater assédio nos horários de pico; multas podem chegar a R$ 10 mil
Morre a jornalista Wanda Chase aos 64 anos em Salvador
Repórter e apresentadora faleceu após complicações de um aneurisma da aorta
Funcionários da Limpurb são assaltados em Salvador
Quatro homens armados renderam trabalhadores na Avenida 29 de Março; presidente da empresa cobra providências
Dono de mercado é preso em Salvador por vender carne vencida e em decomposição
Flagrante ocorreu em Pau da Lima; 50 kg de carne foram apreendidos
Carregando..