Após registrar um tombo de 71% no lucro no primeiro trimestre de 2025, a Tesla vive um dos momentos mais críticos de sua história recente. Em meio à crise, o CEO Elon Musk anunciou nesta quarta-feira (23) que voltará a dedicar atenção integral à montadora a partir de maio, após um período afastado para chefiar o recém-criado Departamento de Eficiência Governamental no governo de Donald Trump.
“A partir do mês que vem, dedicarei muito mais tempo à Tesla, agora que o trabalho principal de estabelecer o Departamento de Eficiência Governamental foi concluído”, declarou Musk.
A Tesla revelou uma queda de 9% na receita nos três primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período de 2024. As vendas despencaram 13%, atingindo o menor nível desde 2022. O cenário é agravado por boicotes e críticas a Musk, especialmente em mercados internacionais como a China, onde a empresa suspendeu a importação de modelos dos EUA.
Em carta enviada aos acionistas, a companhia reconheceu que a rápida evolução das políticas comerciais e a mudança no clima político global estão afetando diretamente a demanda por seus produtos. “Mudanças no sentimento político podem ter um impacto significativo na demanda no curto prazo”, destacou o comunicado.
Musk, que nos últimos meses concentrou suas atenções na máquina pública sob Trump, foi criticado por se distanciar das operações da Tesla justamente em meio a um cenário adverso para o setor automotivo. A promessa de retomar o comando direto é vista como uma tentativa de acalmar investidores e reverter a trajetória de queda da empresa — que ainda adiou o lançamento do aguardado "carro popular" elétrico, uma das apostas para recuperar terreno no mercado.
O mercado agora aguarda os próximos movimentos de Musk e as estratégias que serão adotadas para conter a sangria nas vendas e nos lucros da montadora que, por anos, simbolizou o futuro da mobilidade elétrica.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...