A Secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, realizou uma visita ao Centro de Confinamento de Terroristas de El Salvador (Cecot) nesta quarta-feira (26). A prisão, uma megaprisão construída rapidamente pelo governo de Nayib Bukele, foi projetada para abrigar membros de gangues, incluindo os do Tren de Aragua, que foram recentemente enviados para o país.
A visita acontece após o envio de mais de 200 supostos criminosos do Tren de Aragua para El Salvador, uma ação que gerou tensões entre a Casa Branca e o Judiciário. Durante sua visita, Noem esteve acompanhada pelo Ministro da Justiça salvadorenho, Héctor Gustavo Villatoro, e também se encontrou com o presidente Bukele. Após o Cecot, Noem visitará a Colômbia e o México para discutir temas de segurança.
Em um recado direto aos imigrantes ilegais nos Estados Unidos, a Secretária afirmou: "Primeiramente, não venham para o nosso país ilegalmente: vocês serão removidos e processados. Esta instalação é uma das ferramentas do nosso ‘kit’ para lidar com aqueles que cometem crimes contra o povo americano", disse Noem, enquanto se encontrava diante dos deportados.
A visita destacou ainda mais a parceria entre os governos de El Salvador e dos EUA no combate ao crime organizado e à imigração ilegal, com o governo de Bukele se posicionando como um aliado importante no esforço de segurança regional.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...