O TikTok voltou a estar disponível para download nas lojas de aplicativos da Apple e do Google nos Estados Unidos nesta quinta-feira (13), após o presidente Donald Trump suspender temporariamente o banimento da plataforma. A rede social, que conta com cerca de 170 milhões de usuários no país, havia sido retirada do ar no dia 19 de janeiro, pouco antes da entrada em vigor de uma lei que exigia que a empresa chinesa ByteDance vendesse o aplicativo por questões de segurança nacional.
Ao assumir a presidência dos EUA em 20 de janeiro, Trump assinou um decreto adiando a aplicação da medida por 75 dias, dando tempo para negociações sobre o futuro da plataforma. Em declarações recentes, o republicano afirmou que está em diálogo com empresários interessados na compra do TikTok e que pretende tomar uma decisão definitiva dentro de um mês.
Durante entrevista coletiva no Salão Oval, Trump mencionou que o adiamento da proibição pode ser prorrogado e expressou a intenção de firmar um acordo para manter o aplicativo operando no país.
A polêmica em torno do TikTok se arrasta desde seu crescimento explosivo nos EUA, tornando-se o segundo aplicativo mais baixado no país em 2024, com 52 milhões de downloads. O governo americano alega que a plataforma representa um risco à segurança nacional devido ao controle da ByteDance, empresa sediada na China.
Ainda não está claro qual será o desfecho das negociações, mas o TikTok segue como um dos temas centrais da agenda digital e política dos EUA neste início de mandato de Trump.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...