Biden comemora acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas e destaca esforços diplomáticos dos EUA

O presidente dos EUA afirmou que o cessar-fogo, que inclui a libertação de reféns, é resultado de meses de negociações intensivas com a colaboração do Egito e Catar, e destacou a importância da paz após o conflito devastador em Gaza
Por: Brado Jornal 16.jan.2025 às 09h43
Biden comemora acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas e destaca esforços diplomáticos dos EUA
Reprodução/Redes Sociais

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, destacando que ele foi resultado de meses de diplomacia intensiva, com o apoio de países como o Egito e o Catar. O acordo, que entrará em vigor no próximo domingo, 19 de janeiro de 2025, incluirá a libertação de reféns, incluindo americanos. Biden também se referiu à interação entre sua equipe e a de Trump durante as negociações, ressaltando que ambos os lados haviam colaborado em conjunto.

Trump, por sua vez, celebrou o acordo em sua rede social, reivindicando mérito pela vitória diplomática, ligando o sucesso do cessar-fogo à sua vitória nas eleições de novembro de 2024.

O conflito entre Israel e o Hamas, iniciado em 7 de outubro de 2023, resultou em mais de 48 mil mortes em Gaza, e a guerra deixou o enclave palestino devastado. Biden destacou o objetivo de continuar os esforços para alcançar a paz e garantir a segurança tanto para os americanos quanto para seus aliados.

O comunicado de Biden também incluiu um agradecimento a países envolvidos nas negociações, como o Catar, e enfatizou a necessidade de ajudar as vítimas civis palestinas.


Veja a íntegra do comunicado abaixo:

"Hoje, após muitos meses de diplomacia intensiva pelos Estados Unidos, juntamente com Egito e Catar, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo e de libertação de reféns. Este acordo encerrará os combates em Gaza, proporcionará a tão necessária assistência humanitária aos civis palestinos e reunirá os reféns com suas famílias, após mais de 15 meses de cativeiro.

Eu apresentei os contornos precisos deste plano em 31 de maio de 2024, após o qual ele foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU. Ele é resultado não apenas da extrema pressão sobre o Hamas e da mudança na equação regional após o cessar-fogo no Líbano e o enfraquecimento do Irã — mas também de uma diplomacia americana persistente e meticulosa. Minha diplomacia nunca cessou em seus esforços para concretizar isso.

Mesmo enquanto celebramos esta notícia, lembramos todas as famílias cujos entes queridos foram mortos no ataque do Hamas em 7 de outubro, e as muitas pessoas inocentes que perderam a vida na guerra que se seguiu. Já passou da hora de os combates terminarem e de o trabalho de construir a paz e a segurança começar. Também penso nas famílias americanas, três das quais ainda têm reféns vivos em Gaza e quatro aguardam a devolução dos restos mortais de seus entes queridos após o que tem sido o pior dos horrores imagináveis. Com este acordo, estamos determinados a trazer todos eles para casa."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Retrato oficial de Trump como presidente é divulgado
Equipe de transição também revelou a foto oficial do vice-presidente, J.D. Vance
Daniel Silveira deve entregar arma à Justiça em 48 horas por ordem do STF
Ministro Alexandre de Moraes reforça proibição de posse de arma como condição de livramento condicional
Moraes mantém restrição a Bolsonaro e nega viagem aos EUA
A decisão acompanha o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou contra a restituição do documento e a autorização da viagem.
Operação da PM de São Paulo mira policiais ligados ao PCC e execução no Aeroporto de Guarulhos
Corregedoria cumpre mandados contra 15 agentes investigados por crimes ligados à facção criminosa
Helicóptero cai em área de mata em Caieiras; piloto e criança são resgatados com vida
Aeronave desapareceu na noite de quinta-feira e foi localizada pela manhã pela Polícia Militar
Bolsonaro pede para ir a baile latino de apoiadores de Trump nos EUA
Ex-presidente busca liberação de passaporte para comparecer à posse de Donald Trump, com direito a evento VIP no dia 18 de janeiro
Carregando..